Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Presidente do Senado atropela regimento e aprova PEC 55

14/12/2016

PM usa violência para coibir manifestação

A Polícia Militar de Brasília voltou a reprimir com violência um Ato de trabalhadores e estudantes na capital Federal. Logo após a aprovação da PEC 55 no Senado, no início da tarde de ontem (13/12), os manifestantes foram impedidos de circular na Esplanada dos Ministérios. Balas de borrachas, gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram utilizados para que ninguém chegasse perto do Congresso Nacional.

Mais cedo, o vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, junto com o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), tentou negociar com o coronel comandante da PM a liberação de pelo menos um carro de som para auxiliar o movimento. Em vão.

A tropa de choque, seguida da cavalaria, entrou em ação para dispersar a multidão. Houve muita correria e dezenas de manifestantes foram presos.

Além das manifestações em Brasília, a Asfoc também participou no Rio de Janeiro de Ato contra a PEC 55, a Reforma da Previdência e o pacote de maldades dos governos Estadual e Federal. Na Candelária, durante a concentração, a presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, em sua fala no carro de som, comparou a aprovação da PEC 55 mais cedo pelo Senado Federal ao Ato Institucional Número 5 (AI-5), baixado em 13 de dezembro (1968) pelo regime militar.

“Hoje é um dia muito triste para o trabalhador e a população, porque a aprovação da PEC 55 pode ser o novo AI-5. Mas não vamos desistir! Com a força desta juventude vamos lutar contra a Reforma da Previdência e esse presidente golpista", afirmou Justa, durante a manifestação, que percorreu parte da Avenida Rio Branco e encerrou os protestos em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Trabalhadores e estudantes da Fiocruz, além dos diretores Alcimar Batista (Administração e Finanças), Roberto Lopes (Esportes) e Mychelle Alves, participaram do Ato. A manifestação seguiu orientações do Fonasefe, tendo sido incorporado e construído a partir de reuniões do Fórum Estadual, na sede da Assibge.

No próximo dia 20, a Asfoc participa de reunião do Fonasefe para discutir novas ações contra os constantes ataques do governo aos direitos dos trabalhadores.  Na pauta, entre outros pontos, a luta contra a Reforma da Previdência.

Atendimento jurídico do Sindicato durante o recesso

O atendimento jurídico da Asfoc-SN acompanhará o recesso do Judiciário. As atividades serão suspensas a partir de 16 de dezembro, retornando no dia 12 de janeiro de 2017. Para o atendimento da Dra. Carolina Vilaça, que atende as execuções individuais do processo dos 28,86%, o retorno será no dia 18 de janeiro de 2017, das 13:00 às 15:00 horas.

Clique aqui para ver imagens dos Atos

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720