Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Nota de esclarecimento

Há alguns meses, a Asfoc decidiu ingressar nas redes sociais, como mais uma forma de disseminar as ações do Sindicato. A página no Facebook serve também para ampliar o debate entre a comunidade e ouvirmos sugestões, propostas, críticas etc.

No entanto, há normas que devem ser respeitadas. Perfis “fakes” (falsos) não serão aceitos. Ataques pessoais, calúnia, injúria e difamação não serão tolerados. Essas manifestações não são entendidas pelo Sindicato como liberdade de expressão. O código de ética do servidor também será usado para excluir postagens ou mesmo bloquear determinados usuários.

Nos dois casos recentes de bloqueio temporário, o moderador da página considerou que houve reincidência. As pessoas que foram bloqueadas haviam feito diversos comentários maldosos em relação à Asfoc ou mesmo a diretores responsáveis pelo Sindicato, afetando diretamente suas vidas pessoais e/ou profissionais, e em nada acrescentaram às discussões. No entanto, a moderação já reavaliou a condição de uma delas e desbloqueou sua participação na página da Asfoc. O Sindicato ainda avalia as recentes postagens e a veracidade dos perfis, se permitindo ao direito de excluí-los a qualquer tempo.

A diretoria da Asfoc, que segue se apropriando dessa nova ferramenta, rechaça qualquer tipo de ofensa pessoal entre os participantes da página do Facebook do Sindicato e vai tomar as medidas legais cabíveis para que episódios iguais ou semelhantes não voltem a ocorrer. Opiniões diferentes existem e sempre vão existir, e o contraditório é garantido, desde que com civilidade e respeito.

GQs

É importante esclarecer e ressaltar que o Sindicato está realizando todos os esforços para valorizar os trabalhadores da Fiocruz. O Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional contempla o nosso acordo e a direção da Fundação já reconhece e remunera o acesso às Gratificações por Qualificação (1, 2, 3, 4 e 5), fruto de nossa mobilização. Os servidores de Nível Intermediário já têm reconhecido o seu direito, mesmo sem a regulamentação.

As cinco GQs foram aprovadas em Assembleia Geral dos trabalhadores em 2011. Após fechamento de nosso acordo (de 2012), verificamos que outras categorias conquistaram de forma legitima tabelas de GQs mais favoráveis, valores para a GQ2 (exigência de 250 horas) equivalentes aos nossos valores GQ4 (exigência Mestrado) e GQ3 (exigência 360 horas) equivalentes à nossa GQ5 (exigência Doutorado). Imediatamente, realizamos gestões pela parametrização. Não temos posições divergentes com o que tem sido colocado pelos trabalhadores.

Temos cobrado enfaticamente da Presidência da Fiocruz gestões pela correção desta distorção. É importante ressaltar que em nenhum momento essa possibilidade foi colocada em discussão como alternativa durante o processo de negociação.

A Asfoc-SN segue lutando arduamente para ampliar nossas conquistas. Até mesmo o que já foi firmado no acordo, assinado em agosto deste ano, ainda precisa de aprovação no Congresso Nacional, sanção Presidencial e regulamentação.

Em virtude de uma agenda intensa, com duas importantes reuniões pré-marcadas para o início deste mês (com o relator da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - Ctasp - e outra com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento), convocaremos a próxima Assembleia assim que tivermos todas as informações necessárias para uma deliberação madura dos trabalhadores da Fiocruz.

Aproveitamos o momento para convidar a todos para o debate que será promovido pela Asfoc entre os candidatos à Presidência da Fiocruz, como forma de contribuir para decisão dos trabalhadores nesse importante momento democrático de nossa Instituição. O evento será realizado na próxima quarta-feira (31/10), às 9 horas, no auditório da Ensp e com transmissão em rede pela Rádio MareManguinhos (www.maremanguinhos.fiocruz.br).

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720