Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Movimento pressiona e votação da Escola Sem Partido é adiada

06/12/2018

Entidades sindicais e oposição conseguiram adiar a votação do Projeto de Lei (7.180/14), que prevê a implementação da Escola Sem Partido. Após dois dias de intensa discussão na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, com agressões verbais por parte dos parlamentares e forte aparato da polícia legislativa para impedir o acesso do movimento unificado de trabalhadores, professores e estudantes, o assunto retornará à pauta na próxima terça-feira (11/12).

Ao mesmo tempo em que os deputados discutiam o projeto ontem (05/12), num auditório no mesmo andar da Câmara, era relançada a Frente Nacional “Escola Sem Mordaça”. O presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, foi convidado a participar da Mesa do evento, junto com Fernando Penna (Movimento Educação Democrática), Fabiano Faria (Sinasefe), Raquel Dias (Andes-SN), Caio Sad (Fenet), Naara Aragão (Fasubra) e Cristina Abreu (CFESS).

Na ocasião, foi feita uma leitura conjunta do Manifesto da Frente: "Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei ‘Escola Sem Partido’, mas que é, na verdade, uma Lei da Mordaça... que tem como objetivo castrar a liberdade de pensamento, de debate e de organização da comunidade escolar. Do mesmo modo, quer reduzir a educação e a escola a uma proposta única que rebaixa a educação à mera instrução: sem debate, análise ou crítica social... Por uma educação sem censura e escolas sem mordaças!”.

1º Fórum Fiocruz de Memória: Asfoc elogia iniciativa e convoca para agenda sindical na próxima semana

 A Asfoc-SN participou da cerimônia de abertura do 1º Fórum Fiocruz de Memória, hoje (06/12), na Tenda da Ciência. Durante o evento, foram homenageados os ex-presidentes da Fiocruz Sergio Arouca (1985-1989), Luiz Fernando Ferreira (1990), Paulo Gadelha (2009-2016); além do ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) Arlindo Fábio Gómez de Souza, pela contribuição ao projeto de criação da Casa de Oswaldo Cruz (COC).

Integrando a Mesa com o vice-presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e o diretor da COC, Paulo Elian, a vice do Sindicato, Mychelle Alves, afirmou que todos os homenageados “conspiraram para o bem”. “É um grande prazer participar dessa importante iniciativa sobre aquilo que consideramos um patrimônio de nossa instituição e da luta pela Saúde pública e pela Ciência e Tecnologia em nosso país. Uma luta de todos nós servidores e que sustenta o nosso orgulho de ser Fiocruz”.

Após a conferência “Política, Memória e Poder”, com Dulce Pandolfi, do Ibase, o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, disse estar honrado em participar da homenagem aos idealizadores da COC, como Gadelha, Luiz Fernando, Arlindo e Arouca. Paulinho também homenageou o diretor Geral da Unifoc, Humberto da Costa, que faleceu recentemente, e ainda convocou para agenda do Sindicato a partir da próxima segunda-feira (10/12).

“Neste dia, comemora-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e haverá seminário sobre o assunto na Fiocruz. Também será realizada uma homenagem a Marielle Franco, pelos 10 anos da Comissão de Direitos Humanos na Alerj, além de jornada nacional Lula livre. No dia 13, a Asfoc constrói, junto com o grupo Tortura Nunca Mais, um ato na Cinelândia, às 16 horas, com aula pública, debate sobre a ditadura, AI-5 e a censura da Escola Sem Partido”, reforçou Paulinho.

Em agenda nesta quinta-feira com o futuro presidente de Ciência e Tecnologia (Marcos Pontes) na capital Federal, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, gravou uma mensagem em vídeo para exaltar a Instituição e os trabalhadores que tanto contribuíram para o engrandecimento da Fundação, como Gadelha, Luiz Fernando, Arlindo e Arouca.

“A importância que a Fiocruz tem para o projeto de país inclusivo, com mais equidade, justiça, acesso à Saúde e outros benefícios, como dizia Sergio Arouca, fazia parte deste processo civilizatório implicado na criação do Sistema Único de Saúde. E Arouca ousou em inovar a nossa Fiocruz”, ressaltou.

Clique aqui para ler o discurso completo da vice-presidente Mychelle Alves!

Veja também algumas fotos do evento!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720