Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Moção de repúdio a perseguição de pesquisador da Fiocruz

O Forum Nacional das entidades dos Servidores federais reunido em 17 de janeiro em Brasilia, vem a público manifestar seu repúdio a perseguição da Federação da Agricultura do Ceará (Faec) contra o pesquisador da Fiocruz Fernando Carneiro, por ter divulgado dados oficiais do Ministério da Saúde em uma audiência pública mostrando o estado como terceiro maior comercializador de agrotóxicos do Brasil por hectare de área plantada, em 2013.

Após a apresentação, Fernando Carneiro virou alvo de críticas e intimidações do setor de agronegócios, em 2015 e 2016. No fim do ano passado, em 18 de novembro, o pesquisador foi notificado em uma interpelação judicial movida pela Faec, para prestar esclarecimentos, entre outras coisas, sobre o uso da palavra “veneno”, em entrevista concedida ao Jornal O Povo, em setembro de 2015.

Além da perseguição ao pesquisador, o Fonasefe rechaça ainda a tentativa de censura da Federação ao direito de informação a toda população e defende também a pesquisa livre e independente dos interesses econômicos das corporações que produzem e defendem o uso de venenos. A informação em saúde é um direito da sociedade e, como tal, deve ser ampliado no país de forma democrática, incluindo a divulgação dos impactos socioambientais produzidos pelos agrotóxicos.

O Fonasefe continua sua luta incansável no Congresso Nacional contra o conjunto de ações contra os servidores e também da indústria do agronegócio, que tenta fragilizar a legislação e cercear as pesquisas sobre o tema.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720