Mobilizações contra a Reforma da Previdência avançam | ASFOC 
Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Mobilizações contra a Reforma da Previdência avançam

18/01/2018

Fórum dos SPFs aprova moção em defesa do pesquisador da Fiocruz Fernando Carneiro

O Movimento “Rio contra a Reforma da Previdência”, integrado pela Asfoc-SN, seguiu ontem (17/01) intenso trabalho de abordagem dos parlamentares do Rio de Janeiro nos gabinetes para sensibilização contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287. Os deputados federais Arolde de Oliveira (PSC) e Miro Teixeira (Rede) demonstraram favoráveis aos trabalhadores e declararam voto contrário à PEC.

Autor do artigo sobre paridade integral da Constituição Federal de 1988, Miro Teixeira afirmou que a proposta de Reforma da Previdência “é uma agressão a todo povo brasileiro”. Arolde de Oliveira contestou a circulação de matérias de que estaria indeciso em relação à questão. Mesmo fazendo parte da base do governo Temer, o parlamentar fez questão de apresentar vídeo com seu discurso no plenário da Câmara, em novembro do ano passado, em que se posiciona contra a PEC 287.

 A atividade de abordagem aos parlamentares, coordenada pelo presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, segue de forma incansável até a derrubada da Reforma - um encontro com a deputada Laura Carneiro (PMDB), inclusive, está agendado para amanhã (19/01).

Na tarde de quarta-feira, o Sindicato também participou de debate sobre a Reforma da Previdência, no Banco Central (BC), promovido pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal). Além do presidente do Sindicato, estiveram presentes nas agendas os diretores Alcimar Pereira Batista (Administração e Finanças) e Washington Luiz Mourão (Legislação e Assuntos Jurídicos).

Fonasefe –     Duas moções da Asfoc-SN foram acatadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), ontem (17/01), durante reunião em Brasília: contra a perseguição da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec) ao pesquisador da Fiocruz Fernando Carneiro; e em defesa dos hospitais universitários da Uerj e UFRJ, que tiveram cancelados os concursos para residência médica. As moções foram apresentadas pela vice-presidente Mychelle Alves e a diretora secretária Geral, Luciana Lindenmeyer.

A reunião, que contou também com a participação das entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), traçou estratégias e organizou ações/atividades para tentar barrar a Reforma da Previdência.

A força-tarefa da Asfoc-SN contra a PEC 287 continua em 3 e 4 de fevereiro, quando será realizada Reunião Ampliada do Fonasefe, com participação dos representantes das coordenações regionais eleitas. No dia 5 - quando está prevista a leitura do relatório da Reforma da Previdência - também estarão presentes nas ações contra a Proposta de Emenda Constitucional no Congresso Nacional. As atividades fazem parte do calendário de mobilização, já com vistas à preparação do Fórum das Regionais.

Venda de convites para a feijoada do Bloco – Continuam as vendas dos convites para a Feijoada do Bloco Discípulos de Oswaldo. O almoço acontecerá no próximo sábado (20/01), a partir do meio-dia, no quiosque do campo de futebol. No mesmo dia, haverá concurso para a escolha do samba-enredo do Bloco para o Carnaval 2018. Para participar do almoço é necessário adquirir o convite (R$ 20 por pessoa*), à venda na sede da Asfoc (Secretaria) até sexta-feira, das 8h às 17h, ou no local do evento, no sábado. Não deixe para a última hora! Garanta logo o seu! * O preço da refeição não inclui a bebida. 

Leia as monções defesa do pesquisador da Fiocruz e dos hospitais universitários da Uerj e UFRJ!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720