Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Mesa de Negociação reúne diretoria da Caixa de Assistência à Saúde

09/01/2018

 

Conforme compromisso firmado na última reunião realizada pela Mesa de Negociação (3/1), a diretoria do Fiosaúde esteve presente à reunião realizada ontem (8/1) com o intuito de avançar nas discussões e negociações acerca do plano de saúde dos servidores da Fiocruz. Além dos pontos apresentados anteriormente para a análise da Caixa de Assistência, a diretoria da Asfoc-SN apresentou duas novas demandas: 1) a suspensão do aumento e 2) o compromisso da Presidência em aportar recursos ao plano.

A diretora-presidenta do Fiosaúde, Leila Mello, tornou a apresentar os dados que determinaram o aumento aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fiosaúde e que já haviam sido expostos em assembleia. A diretoria do Fiosaúde ressaltou que o aumento já foi projetado para gerar o menor impacto possível aos beneficiários e sua suspensão geraria um desequilíbrio no plano. A diretoria da Caixa de Assistência também ressaltou que o aumento é inferior à base estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de outros planos de autogestão e mesmo de mercado. O aumento já foi implantado na folha do mês de janeiro. Novamente foram destacados os problemas estruturais do plano que impactam sobre sua sustentabilidade, como o perfil demográfico e a base de contribuição.

Quanto ao segundo ponto, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mário Moreira, voltou a frisar que não há segurança jurídica que permita à Fiocruz destinar recursos diretos para o financiamento do plano, uma vez que há regramento específico para toda a administração pública federal que estabelece os limites de participação governamental no financiamento dos planos de autogestão. O aporte direto de recursos representa uma ilegalidade, de acordo com o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Juliano Lima. No entanto, o vice-presidente ressaltou que investimentos no campo da saúde do trabalhador, além do benefício direto sobre a qualidade de vida dos servidores, também contribuem para a sustentabilidade do Plano na medida em que reduz os custos de uso de serviços de saúde decorrentes do adoecimento. Neste sentido, a Presidência tem total compromisso em avançar no âmbito do Programa Fiocruz Saudável, inclusive ampliando os investimentos destinados ao Programa.

Em relação aos pontos apresentados para análise pela Asfoc, a diretoria do Fiosaúde se comprometeu em dar retorno por escrito, com apreciação preliminar até sexta-feira (12/1), sem prejuízo de seguir com análises em relação a pontos que exigem maior aprofundamento, como por exemplo, a reavaliação da rede credenciada, a suspensão de cota extra e o fim da coparticipação.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720