Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Mesa de Negociação Interna trata sobre acordo salarial e demandas das Assembleias por Unidade

07/07/2016

Um dia após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovar o PLP 35/2016, que trata do acordo salarial dos trabalhadores da Fiocruz, a direção da Asfoc-SN levou à Mesa de Negociação Interna, na manhã desta quinta-feira (07/07), os próximos passos do movimento para garantir o pagamento do reajuste de 10,8% divididos em duas partes (agosto e janeiro de 2017). A direção da Fiocruz reconheceu os esforços envidados pelo Sindicato nos últimos dias e se comprometeu a participar também da força-tarefa pela aprovação do PLP até a sanção final do presidente da República.

A presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, o vice Paulo Garrido, e os diretores Washington Mourão (Legislação e Assuntos Jurídicos) e Alcimar Pereira Batista (Administração e Finanças) discutiram ainda com o vice-presidente da Fiocruz, Pedro Barbosa, e o diretor de Recursos Humanos (Direh), Juliano Lima, a agenda sindical com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, dia 20 de julho, quando o Sindicato irá priorizar a implementação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA), de acordo com acordo assinado em dezembro de 2015.

Após a realização de mais de 20 Assembleias por Unidades, desde o início deste ano, a direção da Asfoc-SN também apresentou na Mesa um relatório completo com as demandas apresentadas pelos trabalhadores. Dentre elas, algumas que aparecem em quase todas as reuniões, como o transporte, a creche e a licença-maternidade (igualar aos 180 dias para os terceirizados).

Outro importante tema tratado se refere à insalubridade, que depois de muito tempo ainda continua sem solução para o recebimento do adicional. O Sindicato incluiu ainda na pauta a questão da acessibilidade na Fiocruz e a possibilidade de priorizar o acesso dos deficientes auditivos em todos os eventos da Instituição.

Ao final da reunião, a direção da Fiocruz se comprometeu a dar uma resposta formal a todas as demandas apresentadas hoje, incluindo um cronograma sobre a insalubridade. Tão logo chegue a posição oficial, o Sindicato discutirá e tratará os assuntos com os trabalhadores em suas Unidades.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720