Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Marcha reúne mais de 100 mil contra as reformas e exige 'Fora Temer'

25/05/2017

 

As ruas da Capital Federal foram tomadas ontem (24/05) pelo movimento #OcupaBrasília contra as reformas Previdenciária e Trabalhista, Fora Temer! Diretas já! A Marcha foi uma das maiores da história e contou, segundo os organizadores do evento, com 120 mil pessoas.

A Asfoc-SN participou do protesto com uma delegação expressiva de trabalhadores da Fiocruz, aposentados, estudantes e do movimento de mulheres, com caravanas de várias partes do País.

O vice-presidente da Asfoc, Paulo Garrido, fez uma fala no caminhão de som mostrando a mobilização constante do Sindicato. "Nós bradamos Fora Temer e contra as reformas que destroem os direitos dos trabalhadores. A Asfoc-SN está sempre atuante nas ruas, nos aeroportos e no Congresso Nacional para fazer valer os direitos dos trabalhadores. Fora Temer!".

Na tarde de quarta, o presidente ilegítimo Michel Temer se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e solicitou a intervenção das tropas federais em Brasília. Durante o protesto, todos os manifestantes sofreram com a repressão policial. Muitos ficaram feridos, foram presos ou detidos.

O Sindicato repudia, mais uma vez, a ação truculenta da polícia e a intervenção da tropa federal.

Marcha na Maré – A Asfoc-SN também esteve presente ontem (24/05) na Marcha contra a violência na Maré. O Ato, organizado pelo Fórum "Basta de Violência! Outra Maré é Possível”, reuniu moradores, estudantes, comerciantes, lideranças comunitárias, além de artistas de televisão.

A presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, carregou uma faixa, denunciando a violência como um problema de saúde pública.

A Marcha partiu de dois pontos de concentração: um em cada lado disputado por facções rivais. Os dois grupos de manifestantes se encontraram numa “fronteira” imaginável, onde um prédio cravejado de balas se destacava e flores foram colocadas dentro dos buracos das marcas de tiros.

RRA - O vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, protocolou hoje (25/05) um documento de cobrança para implementação do Reconhecimento de Resultados de Aprendizagem (RRA) no Ministério do Planejamento. Com a Esplanada dos Ministérios ainda sitiada pelo Exército, o acesso se deu, após insistência, pela garagem, somente depois de autorização e acompanhado por servidor da casa.

Mesmo diante do cenário político conturbado, é de suma importância cobrar o governo para avançar no cumprimento do acordo de 2015 na íntegra.

A Asfoc também participou de audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado sobre criminalização dos movimentos sociais, com ênfase no repúdio à truculência e repressão ocorrida nas manifestações do Ocupa Brasília.

Reunião na Escola Politécnica - A Asfoc-SN realizará amanhã (26/05) mais uma reunião com os trabalhadores. Desta vez, o encontro será com os servidores da Escola Politécnica, às 9h30, na sala 110 da Unidade. Pauta: Mobilização 2017; reorganização do Fonasefe e da CNESF; fóruns estaduais.

Clique aqui para ver as fotos do Ocupa Brasília e da Marcha na Maré.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720