O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta terça-feira (10), foi marcado por uma agenda movimentada da Asfoc em Brasília. O presidente Paulinho esteve em diversas iniciativas ao longo do dia.
O primeiro evento foi a inauguração do Jardim Sentinela: Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19, que foi criado como “resposta às demandas de memória e reparação em atenção aos Direitos Humanos das vítimas da doença”. O evento integrou a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que acontecerá até o próximo dia 13 de dezembro, que a Asfoc participa.
Ainda pela manhã ocorreu uma audiência pública sobre os impactos da criação da Fundação Pública de Direito Privado IBGE+, na Câmara dos Deputados. Paulinho falou durante o evento, e o vídeo você pode acompanhar aqui nas nossas redes sociais, clicando aqui.
Ele saudou a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fatorelli, que recebeu o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2024. Fatorelli agradeceu a Asfoc, dizendo que “o prêmio pertence a todas as pessoas e entidades que vêm construindo a Auditoria Cidadã da Dívida há 24 anos. A ASFOC tem sido uma dessas grandes parceiras, por isso esse prêmio é de todos vocês também. Gratidão!”
No evento, a presidente da Auditoria de Controle Externo do TCU, Lucieni Pereira, endossou a fala de Paulinho, afirmando que “se deixarmos esse modelo de fundação de apoio (IBGE+), que não faz parte da Administração Pública, se consolidar numa atividade estratégica para economia politica social, isso vai se alastrar em todo o serviço público federal”.
Paulinho também esteve em um ato público em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. O evento contou com a posse de novos conselheiros e a convocação da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, prevista para 2025.
A Asfoc também participa da mobilização nacional contra a anistia para os golpistas dos ataques de 8 de janeiro de 2023 e pela democracia.