Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Live Asfoc

19/05/2020

A Asfoc-SN realizou mais uma rodada de debates sobre saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. A live desta terça-feira (19/05) abordou o tema “Perspectivas da Saúde Pública após Impactos e Repercussão da Covid-19” e contou com o epidemiologista do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia) Maurício Barreto e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA).

O presidente do Sindicato, Paulo Garrido, agradeceu a Coordenação Regional da Bahia pela contribuição na construção do evento. Paulinho ressaltou a conexão entre ciência e política.

“Combater o movimento anticiência, o negacionismo, qual a capacidade de ação e reação da ciência? Como enfrentar a manipulação da ciência pela política?”, questionou o dirigente, que acrescentou as ações da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – presidida por Alice Portugal e integrada pela Asfoc - na tentativa de adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

De acordo com a deputada federal Alice Portugal, a Fiocruz tem tido papel determinante no processo científico, tecnológico, de assistência à saúde. “Mas também como servidores públicos que são e atuam de maneira extremamente digna, coerente, consciente e unitária. Isso muito brinda o serviço público brasileiro. (...) Vamos defender o SUS. Nós temos essa joia”.

E completou: “Carreiras no serviço público significam compromisso, efetividade, perspectiva de futuro, manutenção plena. Isso é serviço público. É Estado, não é governo”, ressaltou a parlamentar.

O epidemiologista Maurício Barreto entende que o sucesso no combate ao novo coronavírus está ligado diretamente à relação harmoniosa entre ciência e política. “Países que não tem conseguido essa harmonia são os que estão enfrentando o problema de muito maior dimensão, e a capacidade de solução está muito mais reduzida”, frisou, sem citar qualquer país.

Na próxima terça-feira (26/05), o Sindicato volta a fazer nova live, a partir do meio-dia, com a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) e a pesquisadora do Aggeu Magalhães (Fiocruz-Pernambuco) Tereza Lyra.

Acesse o link e veja o debate virtual desta terça-feira (19/05) promovida pela Asfoc-SN, em parceria com a Agência Servidores: https://www.facebook.com/asfocsn/videos/2573129116334567/

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720