Fórum dos Servidores: Asfoc-SN inclui pauta sobre planos de saúde de autogestão | ASFOC 
Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Fórum dos Servidores: Asfoc-SN inclui pauta sobre planos de saúde de autogestão

05/02/2018

 

Os fóruns das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos (Fonasefe) e Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), integrado pela Asfoc-SN, indicaram neste domingo (04/02) um calendário de lutas em defesa dos serviços públicos e contra a Reforma da Previdência. Durante a Reunião Ampliada também foi consensuado o lançamento da Campanha Salarial do Movimento Unificado para o dia 19 de fevereiro.

A plenária ainda aprovou, por unanimidade, uma moção em apoio ao pesquisador da Fiocruz, Fernando Carneiro. O Sindicato também incluiu à pauta a realização de um seminário sobre planos de saúde de autogestão. A Asfoc-SN segue em Brasília, na coordenação e participação efetiva das atividades de pressão hoje (05/02) e amanhã (06/02), com manifestações nos aeroportos de Brasília e do Rio de Janeiro, além do Congresso Nacional, contra a Reforma da Previdência.

Em relação à Campanha Salarial 2018 foram destaques os seguintes eixos específicos: correção salarial com aplicação do índice de 25,63% (Dieese) a ser fechado em próxima reunião do Fonasefe/Fonacate; extensão do índice da Lei 13.464-2017 (dos acordos assinados por algumas categorias vigência 2018/2019) para todos os servidores federais; cumprimento de todos os acordos assinados em 2015; e aplicação do valor de, no mínimo, 50% per capita da União para a manutenção de plano de saúde servidores.

Após intervenção da Asfoc-SN e da Fenasps também foi acolhido a Campanha em Defesa do SUS e o "Fora, Barros!" - por um ministro da Saúde comprometido com o Sistema Único de Saúde.

Coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) da Reunião Ampliada, o presidente Paulo Garrido e a vice Mychelle Alves citaram o movimento "Rio Contra a Reforma da Previdência" e a necessidade da defesa do SUS em mobilizações contra o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

"É muito importante essa plenária apoiar o calendário de mobilização contra o desmonte do SUS. A gente vem sofrendo muito na Fiocruz com ataques do ministro Barros", afirmou Mychelle.

Após o encerramento da Reunião Ampliada do Fonasefe e do Fonacate, realizada no sábado (03/02) e domingo (04/02) em Brasília, a Diretoria Executiva Nacional e as coordenações regionais (Amazonas, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco, além do Distrito Federal e os escritórios do Mato Grosso do Sul, Rondônia e Ceará) fizeram uma reunião para avaliação prévia e alguns encaminhamentos. 

A diretoria da Asfoc-SN vai se reunir na próxima terça-feira (06/02) para definir a data de Assembleia Geral para deliberar sobre a forma de adesão e organização da categoria ao Dia Nacional de Lutas, no dia 19 de fevereiro.

Confira o calendário de mobilizações e os encaminhamentos:

1) Palavra de ordem geral: Defesa dos Serviços Públicos com foco no combate à Reforma da Previdência (PEC 287/2016);

2) Correção salarial no índice do Dieese (25,63%) - ainda a ser confirmado em reuniões do Fonasefe e do Fonacate;

3) Incorporação de toda a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017 do Fonasefe;

4) Escrever carta às centrais sindicais para construção de uma nova greve geral da classe trabalhadora;

- Calendário:

05/02 - Atos contra a Reforma da Previdência nos aeroportos de Brasília e de todo o país com recepção aos parlamentares;

06/02 - Atos pela manhã e tarde no Congresso Nacional contra a Reforma da Previdência;

06 a 16/02 - Assembleias nas bases para construção do Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência;

19/02 - Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência, com greves, paralisações e mobilizações em todo o país;

19/02 - Lançamento da Campanha Salarial Unificada de 2018 dos Servidores Públicos Federais;

02/03 - Ato em defesa do SUS e da Saúde Pública no Rio de Janeiro;

08/03 - Incorporação do Fonasefe e do Fonacate às atividades nacionais e internacionais do Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras

Clique aqui para ver algumas fotos da Reunião Ampliada e da manifestação nos aeroportos contra a Reforma da Previdência!

Confira o documento final da Reunião Ampliada!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720