Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Fioprev

13/11/2014

A direção da Asfoc-SN cobrou na Mesa de Negociação Interna a apresentação de valores mais justos aos trabalhadores no processo de retirada de patrocínio do Fioprev. Veja nota divulgada, ontem (12/11), pelo Fioprev na Fiocruz-L:

CONSELHO DELIBERATIVO DO FIOPREV ANALISA MUDANÇAS NO CÁLCULO DOS VALORES DA RETIRADA DE PATROCÍNIO DO PLANO BD-RJU

Em reunião realizada no dia 04/11/2014, com a presença do Consultor Atuarial responsável pelos cálculos e do Conselho Fiscal do FioPrev, como convidado, o Conselho Deliberativo do FioPrev (CD/FioPrev) analisou proposta de mudança da metodologia de cálculo dos valores individuais que serão oferecidos aos participantes do plano BD-RJU, ao final do processo de retirada de patrocínio.

Com a divulgação dos valores individuais, após a audiência pública em 23/09/2014, a Diretoria e o Consultor Atuarial identificaram algumas possibilidades técnicas visando aperfeiçoar os cálculos e tornar os mesmos mais positivos para um importante quantitativo de participantes. Essa demanda ficou claramente identificada a partir de várias consultas que chegaram ao FioPrev de participantes e, em especial, por interações com a ASFOC–SN, a partir da Mesa de Negociações envolvendo a Presidência da Fiocruz.

Dada a condição singular desse processo de retirada de patrocínio da Fiocruz, do plano BD-RJU, a própria PREVIC se manifestou de forma aberta ao aprimoramento da metodologia de cálculo, apresentada na audiência pública, e acolheu a nova proposta, considerando uma flexibilização da legislação.

Essa nova metodologia, ora analisada pelo CD/FioPrev, garante aos participantes um valor mínimo condizente com o tempo de contribuição ao plano e corrige algumas distorções existentes nos valores divulgados.

Além de conhecer, discutir e analisar a nova metodologia, o CD/FioPrev apontou algumas questões inerentes ao processo de retirada que precisam ser compreendidas e definidas antes da conclusão dos cálculos. O CD/FioPrev estabeleceu um prazo de 30 dias para que as questões apontadas fossem esclarecidas, inclusive com a definição da nova metodologia que será adotada no cálculo dos valores individuais a serem divulgados.

Mais uma importante etapa foi cumprida, dentro daquilo que foi acordado com a PREVIC, de modo a possibilitar que a Fiocruz formalize o pedido de retirada de Patrocínio.

Recomenda-se que todos aguardem as próximas notícias, visto que os valores até então divulgados serão revistos para o conjunto dos participantes do Plano BD-RJU.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720