Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Fiocruz unida em defesa da vida

24/10/2018

 

Num dos momentos mais belos da história da Fiocruz, os trabalhadores da Instituição demonstraram todo o poder da solidariedade e dos laços que nos unem em defesa da vida, dos direitos humanos, da saúde e da cidadania.

Muitas lágrimas e emoção durante a cerimônia de entrega da Medalha Careli e do Prêmio Sergio Arouca, mas a resistência e luta também marcaram os discursos no evento que aconteceu hoje (24/10), na sede da Asfoc-SN.

Foram agraciados os familiares da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes (assassinados em março); de Matheus Melo e Marcos Vinícius, ambos mortos em ações desastradas das polícias militar e civil.

Quebrando o protocolo, a mestre de cerimônia Mychelle Alves (vice-presidente da Asfoc), lembrou a luta da vereadora contra a violência e pelas minorias, levantando uma placa em homenagem a Marielle Franco, como a que foi destruída por dois candidatos do PSL.

Na mesma ocasião, também foram homenageados com o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania o pesquisador Francisco Menezes (Ibase), os médicos Antônio Carlile Lavor (Fiocruz Ceará), além da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares.

Outro momento de muita emoção foi a homenagem ao médico e consultor científico de Biomanguinhos, Reinaldo de Menezes Martins. “Esse prêmio significa: você é um dos nossos, e eu sou um de vocês”, agradeceu. 

Durante o evento, o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, reafirmou aos trabalhadores, moradores e visitantes sua crença de que os valores da civilização irão derrotar a barbárie, o obscurantismo e a censura.

 “Vamos nos manter na luta em defesa da vida. Pela construção de um país inclusivo, próspero e soberano. Vamos defender a Fiocruz. Instituição da ciência, patrimônio do Brasil, que trabalha pela dignidade humana para todos”, afirmou.

Paulinho, no início do evento, lembrou o recente falecimento do ex-presidente da Fiocruz, o pesquisador Luiz Fernando Ferreira, e pediu um minuto de silêncio em sua homenagem. Compuseram ainda a Mesa a mãe de Jorge Careli, Maria Careli, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que também homenageou o pesquisador. “A Fiocruz está em luto pela memória de Luiz Fernando”.

A matéria completa sobre o evento estará na próxima edição do jornal da Asfoc-SN.

Clique aqui para ver as fotos!

Acesse também o vídeo do evento.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720