Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Festa Junina tem “abraço” ao Castelo e conclamação de trabalhadores para luta em defesa da democracia

14/06/2018

 

Em um clima de muita animação, forró, bebidas e comidas típicas, o Arraiá Du Oswárdu foi realizado ontem (13/06), na Praça Pasteur, na Fiocruz. Em mobilização permanente, os trabalhadores também protestaram contra o governo Temer e a quadrilha que destrói o Estado brasileiro, e festejaram os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) ao som do Trio Massapê.

O ponto alto da festa foi a ciranda de trabalhadores com “abraço” ao símbolo da Instituição, o Castelo Mourisco – que completou 100 anos e é candidato a Patrimônio Cultural Mundial. Durante o evento, o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, conclamou os trabalhadores para as Assembleia por Unidade e a mobilização permanente em defesa dos direitos, de melhores condições de trabalho, da qualidade de vida e da democracia. Leia a íntegra da nota e confira a agenda de Assembleias por Unidade do Sindicato:  

A Asfoc-Sindicato Nacional, dando prosseguimento à sua proposta de realização de Assembleias por Unidade, conclama os servidores a participar das discussões envolvendo nossa agenda de lutas específicas e aquelas relacionadas à pauta geral do movimento do funcionalismo em defesa de um serviço público de qualidade que garanta o efetivo exercício da cidadania por parte da sociedade brasileira.

Sabemos que o quadro é adverso e que este governo nada tem a oferecer aos servidores e ao país. Nada virá sem luta. E nada nos afastará da luta cotidiana em defesa de nossas conquistas, em defesa dos direitos dos trabalhadores, de melhores condições de trabalho, de qualidade de vida, da democracia e da autodeterminação de nosso país.

Tendo como objetivo mobilizar o debate interno, estamos propondo alguns pontos que gostaríamos de discutir nas Assembleias das Unidades. Para efeito de organização do debate, propomos a discussão de quatro blocos de questões distintos, porém complementares: a pauta interna; as lutas do movimento nacional dos servidores públicos; a agenda cultural e de formação dos servidores; e as questões relacionadas à conjuntura política e o futuro do país.

Com relação à pauta interna, chamamos a atenção para os fatores relacionados às condições de trabalho e de qualidade de vida na Instituição. Pontos como alimentação saudável a custo reduzido; saúde do trabalhador e a qualidade do ambiente de trabalho (ergonomia), plano diretor de ocupação do campus, instalações das Unidades, segurança e transporte devem estar, a nosso ver, necessariamente presentes nos debates. Estes pontos têm sido alvo de atenção permanente por parte da Executiva Nacional e pelas Coordenações Regionais. Embora todos sejam igualmente importantes, alguns estão requerendo uma intervenção mais rápida. Precisamos, por exemplo, equacionar urgentemente as questões relacionadas à alimentação na Fiocruz.

No que se relaciona às lutas do movimento nacional dos servidores públicos, apontamos a necessidade de debatermos, entre outros temas, a construção da agenda, as formas de melhorar a mobilização e a comunicação com a sociedade.

A agenda cultural e formação dos servidores também merecem atenção especial. Nesse ponto informamos que o Sindicato vem trabalhando para organizar uma série de cursos, palestras e eventos nas áreas de interesse da Instituição e de formação geral. A agenda em preparo deverá incluir temas técnicos, culturais e recreativos.

No que toca a questões referentes à conjuntura política e ao futuro do país, a Asfoc-SN trabalha para aprimorar tanto o diagnóstico da situação como também para produzir propostas para as soluções dos problemas observados no quadro de crise que atinge a população. A soberania nacional, a estrutura do Estado, a organização da economia e as instituições da democracia e dos direitos da cidadania são também elementos a serem considerados.

Vivemos atualmente em uma situação que, mantidas as políticas recessivas e a entrega do patrimônio brasileiro a grupos econômicos estrangeiros, aponta para o crescimento dos índices de desemprego, da miséria, da fome, de morbidade, de mortalidade e da violência.

Essa pauta faz parte de um movimento que visa equacionar e facilitar o cumprimento das metas de compromissos assumidos na campanha.  

AGENDA ASFOC-SN

15/06 – Assembleia no Recife

19/06 – Assembleia em Brasília

13/07 – Assembleia em Manaus

Clique aqui para ver as fotos da Festa Junina!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720