Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Em mobilização permanente, Asfoc-SN realiza Assembleia na Unidade Fiocruz-Brasília

18/06/2018

Sindicato participa de Jornada de Lutas em defesa dos serviços públicos, da data-base e pela revogação da EC 95

Mantendo a mobilização permanente, a Asfoc-SN realizou na última sexta-feira (15/06) mais uma Assembleia por Unidade, desta vez no Recife – amanhã (19/06), o encontro será com os trabalhadores da Unidade Fiocruz-Brasília.

Em uma Assembleia propositiva e construtiva no Aggeu Magalhães, os trabalhadores demonstraram total apoio às manifestações e agenda do Sindicato contra a destruição do Estado. A coordenadora Geral de Pernambuco, Joselice da Silva Pinto, afirmou que o “nosso desafio é lutar para garantir o acesso universal aos direitos, como: trabalho, saúde, educação, previdência e serviços públicos a todo o povo brasileiro”. 

Nesta semana, o Sindicato também participa da Jornada de Lutas em defesa dos servidores públicos e pela revogação da Emenda Constitucional 95 (que congela os investimentos nas áreas de Saúde e Educação por 20 anos), na capital Federal.

Na terça-feira (19/06), a Asfoc-SN estará presente no Ato “Em defesa dos serviços públicos, da data-base já para todo o funcionalismo e pela revogação da EC 95”. Concentração: 14 horas, no Ministério do Planejamento (Bloco K).

Na quarta-feira (20/06), haverá também Ato nos estados em frente aos tribunais da Justiça Federal e vigília em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante julgamento da data-base do funcionalismo público federal, estadual e municipal, com a presença de dirigentes da Executiva Nacional e da Regional de Brasília.

No mesmo dia, também será lançada a campanha “Por um Brasil Forte”, no Congresso Nacional, em defesa dos serviços públicos e das estatais.

Sessão Pública - A Asfoc-SN participou da sessão pública “Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces da violência”, sábado (16/06), na Tenda da Ciência. Durante o evento, a vice-presidente do Sindicato, Mychelle Alves, destacou o apoio da Asfoc-SN em eventos pelo fortalecimento dos movimentos sociais.

“Devemos ocupar os espaços e denunciar o assassinato de Marielle Franco, pois ela era a voz do povo preto e favelado que é silenciado todos os dias”.

Mychelle repudiou os cortes financeiros implementados pelo governo golpista nas áreas da Saúde, Cultura e Esporte, e destacou que muitos dos projetos relacionados a estas pastas salvam os jovens. Ela ainda anunciou que o Sindicato vai construir um debate com os candidatos à Presidência da República e um documento com propostas progressistas pela valorização da Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia.

No encontro, a Asfoc-SN também entregou o manifesto “Contra a destruição do Estado brasileiro”. Integrante do debate - juntamente com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a diretora do Museu da Maré, Cláudia Rose Ribeiro da Silva - o sociólogo Boaventura Sousa Santos (Universidade de Coimbra) afirmou que vai reproduzir a nota de repúdio para seus alunos em Portugal.

Participaram ainda da reunião Paulo Garrido (presidente do Sindicato), além dos diretores Alcimar Pereira Batista (Administração e Finanças) e Sônia Pinho. O evento teve apoio da Asfoc-SN, Fiocruz, Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), Museu da Maré e Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

Clique aqui para ver as atividades de sexta e sábado!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720