Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Discurso de Mychelle Alves na cerimônia de abertura do 1º Fórum Fiocruz de Memória

Bom dia a todos e todas. É um grande prazer participar dessa importante iniciativa sobre aquilo que consideramos um patrimônio de nossa instituição e da luta pela Saúde pública e pela Ciência e Tecnologia em nosso país. Uma luta de todos nós servidores e que sustenta o nosso orgulho de ser Fiocruz.

Trata-se de uma iniciativa fundamental, que ultrapassa os muros da instituição e se confunde com a luta por um projeto civilizatório para o brasil. Nesses tempos de valorização do individualismo em detrimento dos valores de solidariedade e dos pactos intergeracionais é fundamental reafirmar a identidade e o pertencimento a um projeto que luta por melhores condições de vida para todos.

Nesta oportunidade, gostaria de lembrar a importância da criação de uma unidade como a Casa de Oswaldo Cruz, especializada em história da Saúde e da Ciência, um lugar de reflexão que muito tem contribuído para a Saúde pública e para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Gostaria também de lembrar de Luiz Fernando e de Arouca com essa lembrança homenagear nosso querido Paulo Gadelha, criador da COC e batalhador por uma sociedade mais justa e o país melhor. Que junto com Luiz Fernando, Arouca e Arlindo conspiraram pelo bem.

Destacamos ainda o trabalho da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, como socióloga e historiadora do campo e do pensamento social brasileiro. Cabe às novas gerações atualizar o projeto inaugurado por Oswaldo Cruz e tocado pelo conjunto dos trabalhadores que representamos.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720