Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Discípulos de Oswaldo faz críticas irreverentes contra governo, Reforma da Previdência e fake news

28/02/2019

Sem a autorização oficial do Estado e da Prefeitura, o Bloco Discípulos de Oswaldo deixou de desfilar pela primeira vez, ao longo dos seus 18 anos de existência, pelas ruas do Amorim. A direção da Asfoc-SN lamentou o ocorrido e criticou veementemente os constantes ataques à cultura popular pelo governo atual. Mesmo assim, o Discípulos fez uma grande e bonita festa ontem (27/02), dentro do próprio Campus da Fiocruz, com uma expressiva participação de trabalhadores, estudantes e moradores do território de Manguinhos.

”Fizemos etapas para o concurso de samba e da escolha da rainha com a participação de trabalhadores, moradores do território de Manguinhos e lideranças de movimentos sociais e sindicais. Mas tivemos dificuldades em nos manifestar nas ruas. Os governos Witzel e Crivella são inimigos da cultura popular e criaram exigências desnecessárias para nos impedir. No entanto, os Discípulos de Oswaldo, a comunidade de Manguinhos e a comunidade Fiocruz são resistentes. Vamos à luta com alegria. Por isso, hoje, estamos fazendo esse evento belíssimo e não vamos deixar de dar nosso recado político, de fazer nosso protesto contra a Reforma da Previdência e todas as outras que retiram o direito dos trabalhadores para atender os interesses do mercado, do capital. Somos um bloco progressista que vai fazer resistência!”, afirmou o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido.

A vice-presidente do Sindicato, Mychelle Alves, também disse que a atual proposta do governo afeta todos como um todo. “Independente das nossas posições políticas, essa proposta de Reforma da Previdência é um desrespeito aos direitos dos trabalhadores, é desumana”.

No campo de futebol do Sindicato, desde cedo, a concentração de trabalhadores e dos moradores do território de Manguinhos já dava demonstração de que a festa não seria menos animada. O samba “É Fato ou Fake?”, de Janete Duarte, abordou a questão das fake news difundidas nas redes sociais. Os intérpretes oficiais do Bloco, Leonardo Bessa, Dudu Botelho, Hugo Farias e Waléria do Cavaco, comandaram a folia e colocaram o samba na boca dos foliões. “Eu sou Discípulos, nesta folia... compartilhando a paz e a alegria. Aqui não tem fake, eu vou te dizer, na minha rede, atuante é você”.

8M - A Asfoc-SN convoca para as manifestações relacionadas ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, em 8 de março. O 8M no Rio de Janeiro terá concentração a partir das 17 horas, na Candelária. A agenda nos estados será divulgada pelas coordenações regionais. Fique atento e participe!

ADI 2238 - Na última quarta-feira (27/02), foi suspenso no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento da ADI 2238, que discute a autorização da Lei de Responsabilidade Fiscal para reduzir jornada e salários dos servidores públicos, ameaçando a estabilidade dos trabalhadores. O assunto deve voltar à pauta do Supremo só depois do Carnaval.

Clique aqui para ver as fotos do carnaval do Discípulos de Oswaldo!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720