Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Dia do Basta reúne trabalhadores e estudantes contra o entreguismo do país

13/08/2018

Trabalhadores e estudantes da Fiocruz estiveram presentes no Ato do Dia do Basta, na Praça XV, sexta-feira passada (10/08). A regulamentação do direito à negociação coletiva no serviço público, o cumprimento dos acordos, a exigência da data-base foram algumas das reivindicações da Asfoc-SN feitas no evento organizado pelas Centrais Sindicais. Além disso, outras pautas como: a revogação da Emenda Constitucional 95 - que reduz verbas destinadas à Saúde e Educação – e a defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores foram comuns à luta de todos os manifestantes que estavam presentes no movimento.

“O Dia do Basta é o momento de protestar contra os retrocessos que estão em curso no nosso país. Somos contra o entreguismo e lutamos por um sistema público de qualidade que priorize a Saúde e Educação! Os trabalhadores da Fiocruz das unidades regionais também participaram do Dia do Basta em mobilizações nos estados. A Asfoc brada a todos os cantos em defesa dos direitos dos trabalhadores e da soberania nacional, contra o desmonte do Estado. Estamos em mobilização permanente”, defendeu o presidente do Sindicato, Paulo Garrido.

A vice-presidente da Asfoc, Mychelle Alves, alertou para a necessidade da revogação da Emenda Constitucional 95. “Não podemos permitir o corte em Ciência e Tecnologia. Além disso, as eleições estão aí. Temos de eleger pessoas que tenham propostas progressistas no campo da Saúde e Educação e com compromisso de revogar a Emenda Constitucional 95”, afirmou.

Antes do Ato, o Sindicato organizou um Grupão de Mobilização, na sede da Asfoc. Na ocasião, a professora aposentada Sislaine Geyger (Sissi) relatou sua experiência

de resistência e luta na Vigília “Lula Livre”, em Curitiba. Ela ressaltou a importância da unificação dos movimentos na defesa dos direitos dos trabalhadores, tema que faz parte de uma agenda de formação política assumida como compromisso pelo Sindicato.

Demandas de terceirizados - Ainda pela manhã, a Asfoc-SN recebeu trabalhadores da SM 21 engenharia e construções, empresa terceirizada da Fiocruz, para ouvir uma série de demandas e reivindicações da categoria. Durante a reunião, o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, ligou para o chefe de gabinete da Fundação, Valcler Rangel, para participar do encontro. Também estiveram presentes os diretores do Sindicato Alcimar Pereira Batista (Administração e Finanças) e Carlos Fidelis Ponte.

Ao final, Valcler se comprometeu “a empreender todos os esforços para a recuperação dos patamares salariais e de benefícios dos trabalhadores, dentro das limitações legais da instrução normativa e da legislação vigente”.

Os trabalhadores, que demonstraram satisfação com os encaminhamentos, reforçaram a importância da manutenção de um diálogo e afirmaram que o compromisso assumido serve como motivação para garantir a qualidade do evento “Fiocruz Pra Você”, que ocorrerá na Fiocruz no próximo sábado (18/08).

Clique aqui para ver algumas fotos do dia!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720