Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Dia 24, Mobilização Nacional contra a PEC 241! Asfoc intensifica mobilização no Congresso, nos aeroportos e nas ruas!

19/10/2016

Sindicato conclama e Regionais participam de atos nos estados

O Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) encaminhou, ontem (18/10), durante reunião em Brasília, que o Dia Nacional de Luta será na próxima segunda-feira (24/10), com a realização de Atos nos estados contra a PEC 241 e manifestação nos aeroportos do Distrito Federal e de todo o País. Os protestos coincidirão com a votação em 2º turno da Proposta de Emenda à Constituição, anunciada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

A Asfoc-SN, em conjunto com o Fonasefe, intensificará os esforços para a articulação com as entidades e movimentos sociais para construir nas ruas e no Congresso Nacional a luta contra a PEC 241. Durante o encontro, o Fórum elaborou ainda uma carta (abaixo) conclamando as Centrais Sindicais, os movimentos sindicais, sociais, populares e estudantis “a promoverem mobilizações necessárias para a construção da greve geral”. Uma nova reunião do Fonasefe também foi marcada para terça-feira (25/10), às 10h, na capital Federal, para analisar o resultado da votação e os rumos do movimento.

Participando da reunião de ontem, o vice-presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, ressaltou que é preciso “ampliar a força-tarefa no Congresso para barrar a PEC 241”. No informe do Sindicato, ele revelou que a Asfoc-SN promoverá na próxima quinta-feira (20/10), às 9h, no auditório da Ensp (térreo), o debate entre as candidatas à Presidência da Fiocruz, Nísia Trindade e Tania Araújo-Jorge.          

Paulinho lembrou ainda o sucesso da entrega da Medalha Careli de Direitos Humanos e do Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania, realizada no início da semana, em Brasília – clique aqui para ler o informativo sobre o evento. A ênfase da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) foi a crítica à PEC 241 e contou com a participação de várias entidades que compõem o Fonasefe.        

CARTA ÀS CENTRAIS SINDICAIS PELA CONSTRUÇÃO DA GREVE GERAL

A intensificação dos ataques aos direitos dos trabalhadores vem exigindo das entidades e movimentos sociais ações contundentes de resposta ao governo.

São um conjunto de medidas que atacam a todos (as) os (as) trabalhadores(as) e a população em geral. Medidas como o PLC 54 e o PLS 204, a PEC 241 e as contrarreformas trabalhistas e previdenciárias vão restringir direitos sociais duramente conquistados e reduzir as políticas públicas e sociais, agravando ainda mais a situação da população.

Nesse momento, faz-se necessária uma resposta unificada, demonstrando ao governo que os trabalhadores não irão pagar a conta e que a prioridade dos gastos públicos deve ser a garantia e ampliação das políticas públicas e sociais para toda a população, assim como investimento em geração de emprego.

Por isso, o FONASEFE (Fórum das Entidades do Serviço Público Federal) conclama todas as Centrais Sindicais (CUT, UGT, CSP-CONLUTAS, NCST, PÚBLICA, CTB, FORÇA SINDICAL), assim como movimentos sindicais, sociais, populares e estudantis, a promover as mobilizações necessárias para a construção da GREVE GERAL.

Necessitamos da fixação de um calendário unificado de mobilizações e paralisações que contribua para colocar os (as) trabalhadores (as) em movimento e nas ruas contra toda e qualquer retirada de direitos.

Nosso desafio é construir o dia 24 de outubro como Dia Nacional de Luta com mobilizações e paralisações e definir um dia para a deflagração da greve geral.

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720