Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

C&T para demandas sociais e soberania nacional

09/07/2018

Trabalhadores e estudantes da Fiocruz participaram ativamente das atividades em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e ao Dia Nacional do Pesquisador, neste domingo (08/07), na Quinta da Boa Vista. O evento, alusivo também aos 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), teve forte apoio da Asfoc-SN e da Fundação Oswaldo Cruz.

O presidente do Sindicato, Paulo Garrido, destacou a defesa da Ciência como elemento fundamental para a soberania nacional e para o atendimento das demandas sociais. Ele também fez duras críticas aos constantes cortes no orçamento de C&T e à Emenda Constitucional 95 (que congela investimentos nas áreas da Saúde e Educação).

LDO

Paulinho lembrou que essa semana o Sindicato continuará em mobilização permanente, acompanhando e pressionando também contra o parecer do relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), senador Dalírio Beber (PSDB/SC). Ele propôs, entre outros pontos, que seja proibido conceder qualquer reajuste para os servidores em 2019.

A Asfoc, junto com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), fará interlocuções com os membros da Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara dos Deputados para pressionar pela alteração do relatório ou voto contrário, se mantida a proposta atual. A votação do relatório está prevista para o dia 11 de julho.

Remanejamento

A Asfoc também propôs, e o Fonasefe incluiu na pauta, a discussão pela construção de ações e estratégias de enfrentamento à portaria publicada pelo Ministério do Planejamento no dia 3 de julho, que permite o remanejamento obrigatório de servidores. A portaria possibilita a realocação de mais de 1,18 milhão de servidores.

Negociação coletiva

No dia 5, os fóruns que representam o conjunto dos servidores federais (Fonasefe e Fonacate) promoveram uma reunião de seus coletivos jurídicos, com a participação da Asfoc-SN. Na pauta, alternativas para defender direitos dos servidores assegurados na Constituição Federal. O coletivo abordou também o tema do direito à negociação coletiva da categoria, ainda negado pelo governo.

Em defesa da Democracia e do Estado de direito

Durante as atividades pelo Dia da Ciência e Dia do Pesquisador, o público presente comemorou a notícia de que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, seria solto. Com as informações de que a liberação teria sido revogada, os trabalhadores e estudantes da Fiocruz se encaminharam para uma grande mobilização na Cinelândia.

A Asfoc lamenta a cobertura da mídia sobre o caso, em especial da Rede Globo de Televisão. Durante todo o dia, não houve o direito ao contraditório. Um “jornalismo” monolítico que não abarca a diversidade de opiniões e incita verdadeiros linchamentos morais, colocando água no moinho da cultura do ódio. O que se viu foi uma clara perseguição política ao ex-presidente, que não teve como se defender. Um posicionamento que visa proteger o programa de governo em curso. Um governo antipovo e antinacional.

Assembleias por Unidade

A Asfoc-SN convoca todos os trabalhadores - em especial da Ensp/Poli/Far/Cogeplan - que não tiveram a oportunidade de estar na série de Assembleias por Unidade realizadas no último mês, a participar da Assembleia marcada para a próxima segunda-feira (16/07), na sede do Sindicato, com os trabalhadores da COC, Presidência, Cogead e Cogepe.

Jornal

A nova edição do Jornal da Asfoc, com o balanço financeiro do Sindicato encartado no material impresso, ficou pronta e já está disponível em sua versão eletrônica. Clique aqui para ver o Editorial.

Veja também as imagens do Dia Nacional da Ciência.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720