Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Congresso Interno

04/08/2014

Seminário enfatiza importância de maior diálogo com a sociedade  

No segundo Seminário preparatório para o VII Congresso Interno da Fiocruz, realizado na última sexta-feira (01/08), na Tenda da Ciência, o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, ressaltou a oportunidade que a instituição terá de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico, mas sempre centrado na ampliação do público e do social. “Precisamos combater os processos de privatizações que atingem atualmente toda a área de saúde. O SUS exige investimentos de recursos conformes previstos constitucionalmente. O país precisa de reformas estruturais urgentes. A ausência do Estado só será revertida com ações incisivas em todos os segmentos: infraestrutura, valorização das carreiras e profissionais bem remunerados”.

Desta vez, o evento contou com a participação de dois debatedores externos: os presidentes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio de Souza, e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza. Na Mesa estavam ainda o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o vice, Pedro Barbosa.

Luiz Eugênio fez questão de comentar o documento de referência para o Congresso. “É um documento técnico/político, mas que também não deixa de ser crítico, pois aponta para alguns problemas internos da Fiocruz. A necessidade de superar a burocratização do serviço público é um exemplo disso”.

Maria do Socorro também elogiou a participação democrática interna da Fiocruz, mas não deixou de tecer algumas críticas. “É fantástico fazer um Congresso Interno para se discutir planejamento. Mas a imagem da Fiocruz ainda não está bem definida para a sociedade. A Fundação ainda não é um objeto de análise do controle social”.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou a participação externa nas discussões e garantiu que esse será um Congresso para dialogar com a sociedade.

O presidente da Asfoc, Paulo Garrido, também defendeu o fortalecimento do controle social nas políticas públicas de saúde. “A democratização do Estado passa necessariamente pelo acesso universal gratuito, serviços públicos de qualidade e o fortalecimento do controle social,” afirmou.

A vice-presidente da Asfoc, Justa Helena Franco, citou a participação do Sindicato na Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. “A Asfoc tem feito ações junto à Anvisa e percebe a enorme pressão que essa instituição, fundamental na proteção à saúde da população, sofre de diversos setores com interesses econômicos. Não podemos nos calar diante de uma discussão como essa, que tem  impacto direto na vida das pessoas”  

Balanço social em debate

A partir desta segunda-feira (04/08), parte da direção da Asfoc participa de oficina promovida pelo Sindicato dos Servidores do Inmetro (Asmetro-SN) para   debater o Balanço Social no setor público. De 4 a 6 de agosto, representantes de diversas entidades sindicais estarão reunidos, em Teresópolis, para discutir uma ferramenta que possa mensurar, economicamente, o retorno social das ações desenvolvidas pelos servidores em suas entidades.

A oficina abordará os seguintes temas: ferramentas necessárias para identificação dos processos relevantes de cada instituto e elaboração de um balanço social aplicado ao setor público; conceitos de balanço social para os setores privado e público; conceito de Lucro Social e como utilizá-lo na composição do Balanço Social; e definição dos indicadores econômicos dos institutos congêneres a serem utilizados em negociações.

Insalubridade – Na última quinta-feira (31/07), a Mesa de Negociação Permanente (MNP) entre a Presidência da Fiocruz e a Asfoc-SN voltou a se reunir ordinariamente para tratar das questões propostas pela Direh/CST para solucionar os problemas dos mais de 1.200 processos de insalubridade que aguardam assinatura em parecer individual ou laudo dos ambientes de trabalho.

Representantes da Direh se comprometeram a resolver os casos que implicam em algum tipo de pagamento de adicional até novembro de 2014 – todos os demais processos que ingressaram na CST até julho deste ano serão finalizados até março de 2015.

Os diretores do Sindicato também cobraram o monitoramento das negociações do Fioprev, que deverá ter uma nova reunião na Previc entre os dias 15 e 18 de agosto.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720