Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde dos Trabalhadores, Estudantes e Usuários da Fiocruz reforça mobilização permanente de lutas e atividades em prol da defesa do SUS e da democracia

20/07/2022

Na última sexta-feira (15/07), foi realizada a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde das Trabalhadoras, Trabalhadores, Estudantes, Usuárias e Usuários da Fiocruz. Com cerca de seis horas de duração, o evento ampliou a mobilização da comunidade da Fundação e da sociedade em defesa da vida, da democracia e do Sistema Único de Saúde 100% público e de direito universal; e contribuiu com proposições organizativas e programáticas para as demais etapas estaduais e nacional da Conferência Nacional Livre Democrática e Popular de Saúde, convocada pela Frente pela Vida.

A Mesa de abertura contou com a participação de diversas lideranças e dirigentes: Túlio Franco/Frente pela Vida, Paulo Garrido/Conselho Nacional de Saúde, Mychelle Alves/Asfoc-SN, Rosemary Mendes Rocha/Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Elizabeth Leite/Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz, Luana Fonseca/Grêmio Estudantil da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, os coletivos de Mulheres/Mariana Nogueira, LGBTQIA+/Jaqueline Jesus, Deficientes/Laís Pereira Costa, Negros/Leonardo Peçanha e Conselho Gestor Intersetorial Teias Escola Manguinhos/Jimmy Sebastião Miguel.

Houve ainda saudações iniciais de Juliano Lima/chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz e Anamaria Corbo/diretora do Politécnico. A Conferência foi presidida pela pesquisadora da Ensp Maria Helena Machado.

A Plenária, que contou com mais de 230 pessoas inscritas (presencial e virtual), debateu os eixos do documento norteador – as contribuições da Conferência serão consolidadas no documento final (a ser divulgado). A última versão do Painel será encaminhada como documento de contribuição para as demais etapas da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde e também como referência para a comunidade da Fiocruz na organização da mobilização permanente de lutas e atividades em prol da defesa do SUS e da democracia.

Para assistir à Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde das Trabalhadoras, Trabalhadores, Estudantes, Usuárias e Usuários da Fiocruz acesse: youtube.com/asfocsn.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720