Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Bloco Discípulos de Oswaldo escolhe Rainha e protesta contra a Reforma da Previdência

25/02/2019

 
Elisângela Soares é a Rainha do Bloco Discípulos de Oswaldo. Assim como em 2018, a trabalhadora do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB) levou a coroa após escolha do júri, formado pela vice-presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves; os trabalhadores da Fiocruz Gilberto Braga e Sonali Mota; o professor de dança de salão Valdo Ferreira; e a diretora-geral do Ballet Manguinhos, Daiana Ferreira.
 
A escolha contou ainda com Bernard Brito, do Coletivo Torcedores pela Democracia. Futebol e carnaval, duas paixões nacionais, símbolos da cultura popular brasileira, duas formas de luta e resistência sempre presentes nos eventos do Bloco Discípulos de Oswaldo.
 
Além da escolha da Rainha, os intérpretes oficiais Dudu Botelho, Hugo Farias e Waléria do Cavaco comandaram a Feijoada e o Ensaio Geral do Bloco – último evento antes do desfile, na próxima quarta-feira (27/02), a partir das 17 horas, na comunidade do Amorim. Apesar do clima festivo do evento, houve também espaço para protestos contra a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro.
 
“Reforçamos a importância da participação dos trabalhadores nas agendas sindicais e das Centrais, contra o fim da sua aposentadoria e do futuro dos seus filhos”, afirmou o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido.
 
A vice Mychelle Alves também chamou a atenção para a proposta apresentada semana passada pelo governo. “Nós, mulheres, seremos as mais prejudicadas. Teremos o aumento de mais 7 anos de trabalho para aposentadoria. Muitas de nós já temos jornada tripla. Vamos nos mobilizar para barrar mais uma vez a Reforma da Previdência. A Reforma da Previdência é contra as mulheres. Todas nas ruas em 8 de março”, ressaltou.
 
O diretor Social e de Cultura, João Carlos de Freitas, o Profeta, ainda homenageou a trabalhadora da Fiocruz e integrante da bateria Batuca Oswaldo, Ivana Bogado, após retorno de doutorado no exterior. 
 
Com participação expressiva de integrantes do Ballet Manguinhos no evento, o Sindicato se solidariza com a campanha de arrecadação de fundos do importante projeto cultural e social. O Ballet Manguinhos conseguiu um prédio para as aulas que oferece gratuitamente, há sete anos, a crianças, adolescentes e jovens do território de Manguinhos. O desafio agora é reformá-lo para acolher os 250 alunos atendidos atualmente pelo projeto. Para ajudar na reforma, acesse o link da campanha virtual: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/uma-casa-para-o-ballet-manguinhos.
 
Após as atividades no Discípulos de Oswaldo, a Asfoc-SN, junto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), participou ainda do Bloco da Saúde distribuindo cartilhas com orientações sobre Saúde e a Reforma da Previdência, no sábado (23/02), em Manguinhos.
 
O Sindicato também esteve presente no “Bloco Pirando, Pirado, Pirou”, protestando contra a política de saúde mental do Ministério da Saúde. Houve ainda desfile-ato em defesa da reforma psiquiátrica. Com o lema “Nenhum passo atrás, manicômio nunca mais”, faixas foram estendidas para melhor compreensão da população:  “Pelo cuidado em liberdade!”; “Pela garantia de direitos e cuidado no território!”; Pela consolidação e ampliação de serviços de atenção psicossocial!”; Por aumento de leitos de saúde mental em hospitais gerais!”; “Não aos hospitais psiquiátricos!”, “Não às comunidades terapêuticas de Saúde”.
 
A Asfoc-SN participou domingo (24/02) do seminário “A conjuntura nacional e os desafios da classe trabalhadora”, com o MTST, Consulta Popular e Movimento Pequenos Agricultores. Organizado pela Raízes do Brasil, as entidades lutam em defesa das liberdades democráticas - no sentido amplo - do direito de viver e da vida de todos. O Sindicato aderiu à Campanha Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos.
 
Clique aqui para ver as fotos da escolha da Rainha!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720