Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Batalha vencida! Asfoc segue firme na luta contra a redução salarial!

04/04/2020

 

Após muita pressão e articulação em conjunto com outras entidades representativas dos servidores, a Asfoc-SN teve êxito em derrubar as emendas que previam a redução salarial dos servidores públicos.

Durante a votação da PEC do Orçamento de Guerra (10/2020) na Câmara dos Deputados, ontem (03/04), a Mesa da Presidência da Casa acolheu reclamação apresentada pela deputada Perpetua Almeida contra as emendas 4 e 5 do Partido Novo - que estabelecia redução salarial aos servidores públicos, podendo atingir até 50% dos vencimentos.

A bancada do NOVO foi vencida pela força do bom senso e da justiça! Vencido pela união de todos!

Nominamos a bancada do partido Novo que subscreveu as emendas: Dep. ALEXIS FONTEYNE - SP, Dep. ADRIANA VENTURA – SP, Dep. GILSON MARQUES – SC, Dep. LUCAS GONZALEZ – MG, Dep. MARCEL VAN HATTEM – RS, Dep. PAULO GANIME – RJ, Dep. TIAGO MITRAUD – MG e o Dep. VINICIUS POIT – SP.

Este tipo de ataque é inaceitável, num tempo de calamidade pública mundial que nos impõe somar esforços, uma vez que a linha de frente ante esta pandemia do Covid-19 é o Serviço Público brasileiro, é o SUS, é cada Fundação ou Instituição pública que se colocou na linha de frente para salvar as vidas de toda população brasileira, ainda que coloque a sua em risco de morte.

A Asfoc-SN segue atenta à tramitação da PEC!

Mesa de Negociação Permanente trata da construção do hospital para atendimentos da Covid-19
Asfoc-SN apresentou questões levantadas pelos trabalhadores

Na quinta-feira (2/4), a Mesa de Negociação Permanente da Fiocruz (MNP) reuniu-se para tratar da construção do hospital para atendimentos de casos graves da Covid-19 e seus impactos estruturais no campus. O vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Moreira, contextualizou o histórico de tratativas para construção do hospital junto ao Ministério da Saúde, apresentando-se de caráter emergencial e demandado para estar em funcionamento na primeira semana de maio. O vice-presidente informou ainda que o acesso ao hospital se dará por uma entrada própria e isolada, sem contato com as demais áreas e trabalhadores da instituição.

Mario Moreira explicou também que a demanda real do Ministério para o enfrentamento à pandemia acarretou uma obra mais estruturada, que sustentasse a implantação de 200 leitos de UTI e semi-intensivos, utilizando-se um material de duração prolongada. Com isso, a área delimitada para a obra precisou ser maior do que a prevista inicialmente, sendo necessária a completa utilização do campo de futebol do campus. O vice-presidente destacou o alinhamento com a Asfoc-SN desde o primeiro momento da demanda, tratando sempre a importância de seu atendimento como uma questão humanitária em meio à crise epidemiológica.

A Asfoc-SN trouxe à Mesa uma preocupação dos trabalhadores em relação à carência de comunicação prévia acerca da real dimensão da obra e a insegurança sobre o trânsito dos trabalhadores do entorno do hospital. Além disso, o presidente do Sindicato destacou o sentimento de perda por parte dos trabalhadores que utilizam o espaço como lugar de prática de atividades físicas e de confraternização. A Presidência reconheceu a sensibilidade da pauta e o diretor executivo da VPGDI, Juliano Lima, sugeriu a continuidade do debate na perspectiva da busca por novas soluções, considerando inclusive o uso de outro espaço futuramente. Uma nova reunião com representantes do coletivo será agendada para dialogar sobre a questão.

Instruções Normativas e plano de contingência são pautados na reunião - A Mesa debateu ainda a interpretação e aplicação das Instruções Normativas especiais elaboradas pelo Governo Federal e que impactam a vida dos servidores. A Presidência informou ter enviado ofício ao ministro da Saúde solicitando apoio em relação à questão, além de afirmar que pautaria o tema em reunião do Conselho Deliberativo. Foram esclarecidos ainda pontos de entendimentos divergentes em relação ao plano de contingência da Fiocruz.

Por fim, a Asfoc-SN relatou um fato envolvendo os trabalhadores da Cogic que atuam no setor de Vetores, na busca por uma solução para o impasse apresentado. Após esclarecimentos, a Presidência solicitou a formalização do pleito por parte do Sindicato. Participaram da reunião os seguintes integrantes da mesa: Mario Moreira, Juliano Lima, Andréa da Luz e Lucina Matos, pela Fiocruz, e Paulo Garrido, Mychelle Alves e Luciana Lindenmeyer representando a Asfoc-SN.

Leia também: Fiocruz inicia construção do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 (é preciso estar logado na Intranet Fiocruz).

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720