A Asfoc esteve, nesta quinta-feira (05/09), em um ato convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), na Esplanada dos Ministérios, em frente ao prédio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O evento teve como pautas o cumprimento dos termos de acordo realizados nas mesas específicas, a convocação e manutenção da mesa de negociação central com o conjunto dos servidores federais e a luta contra o congelamento e os cortes de verbas nas áreas sociais.
O presidente do sindicato, Paulo Garrido, destacou a unidade dos servidores federais na luta pela retomada da Mesa Central do serviço público e pelo cumprimento dos termos de acordo assinados pelas categorias. Ele destacou avanços conquistados com as assinaturas, e reiterou a necessidade de valorização do funcionalismo público. Confira a fala de Paulinho clicando aqui.
Segundo o secretário de Relações do Trabalho do MGI, Jose Lopez Feijóo, os Projetos de Lei relativos aos acordos estão em fase de elaboração, para serem encaminhados à Casa Civil e ao Congresso Nacional para aprovação. A celeridade nesse processo foi uma das reivindicações presentes em um ofício assinado e apresentado pela Asfoc aos parlamentares, durante a jornada de mobilizações ocorrida nesta semana em Brasília (o documento está disponível no nosso linktree).
A Asfoc considera o Dia Nacional de Mobilização como uma iniciativa que fortalece as reivindicações das servidoras e dos servidores públicos, em especial os da Fiocruz, garantindo assim que o termo de acordo seja cumprido integralmente, com a certeza da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras.