Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc traça estratégias de mobilização para derrotar Reforma Administrativa no Congresso Nacional

24/09/2021

PEC 32 é aprovada na Comissão Especial após muitas manobras do governo

Depois de muitas manobras do governo, a Comissão Especial da PEC 32 aprovou ontem à noite (23/09), por 28 votos a favor e 18 contra, o parecer da Proposta de Emenda à Constituição, na Câmara dos Deputados. Após sete alterações no texto do relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA), e a troca de oito integrantes da Comissão por parlamentares favoráveis à Reforma Administrativa, a Proposta será encaminhada para votação no Plenário da Casa. 

A Asfoc esteve presente desde segunda-feira (20/09) em atividades contra a Reforma Administrativa, em Brasília. A presidente do Sindicato, Mychelle Alves, e o vice, Paulo Garrido, participaram de manifestações no aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (além do Santos Dumont, no Rio de Janeiro), ato em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados e articulações junto aos parlamentares para barrar a PEC 32 na Comissão Especial.

Após a aprovação da Proposta que desmonta os serviços públicos, o Sindicato já está em contato com outras entidades do funcionalismo público para traçar estratégias de mobilização contra a Reforma Administrativa. 

Para ser aprovada no Plenário, precisa de, pelo menos, 308 votos dos 513 deputados federais, em dois turnos – caso chegue neste número, segue para o Senado, onde também deve ser aprovada em dois turnos, por 49 dos 81 parlamentares.

O texto aprovado na quinta-feira possibilita a privatização e terceirização dos serviços públicos, além de redução de salário e jornada em até 25% em caso de crise fiscal.

Vamos aumentar ainda mais a pressão sobre os parlamentares! O governo não tem votos suficientes para aprovar a Proposta no Plenário. Não vamos deixar prosperar a PEC que ataca os direitos dos servidores públicos e prejudica todos os brasileiros que dependem de atendimentos em áreas essenciais, como saúde e educação. 

Fique atento às próximas agendas do Sindicato contra a Reforma Administrativa e participe da mobilização! 

Ato Nacional, em 2 de outubro – A Asfoc-SN convoca os trabalhadores para Ato Nacional em defesa da vida, da democracia, dos serviços e servidores públicos, contra a Reforma Administrativa e a retirada de direitos, em 2 de outubro. A manifestação foi convocada por movimentos socais, populares, da sociedade civil, entidades sindicais e Centrais, e em breve o Sindicato divulgará mais informações sobre os protestos em seus meios de comunicação (facebook.com/asfocsn // twitter.com/asfocsn // instagram.com/asfocsn // asfoc.fiocruz.br). 

VAI PIORAR – O Sindicato conclama ainda toda a sua base para aumentar a pressão nos parlamentares acessando o link: http://vaipiorar.com.br/pressione/. O site “Na Pressão” também disponibiliza canais de comunicação com deputados e senadores. Você pode mandar seu recado de qualquer lugar pelo WhatsApp, e-mail ou telefone. Participe da luta e pressione os parlamentares para que votem NÃO à Reforma Administrativa.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720