Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc tem 1ª reunião com governo Bolsonaro

14/02/2019

Na primeira reunião com o governo Bolsonaro, na tarde de ontem (13/02), em Brasília, a direção da Asfoc-SN entregou ao diretor de Relações do Trabalho do Planejamento, Cleber Izzo, a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Fiocruz.

Neste encontro, os diretores do Sindicato Paulo Garrido, Mychelle Alves, Luciana Lindenmeyer e Alcimar Pereira Batista fizeram um amplo histórico sobre as demandas e a pertinência do pleito. “Temos aqui questões acordadas anteriormente, mas que ainda precisam ser implementadas”, frisou o presidente da Asfoc, Paulo Garrido.

Entre elas, urge a imediata convocação dos aprovados no concurso de 2016 – com prazo para expirar -, a implementação e efetivação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA) e a negociação pela recomposição de perdas salariais de pelo menos dois anos para ativos e aposentados, além do reajuste da cesta de benefícios e a incorporação total da GDACT ao vencimento básico.

Cleber reconheceu a importância da Fiocruz, entendeu a urgência das questões e se comprometeu a fazer um estudo sobre a viabilidade das demandas com a nova equipe técnica que está se formando e dar uma resposta a todos os pontos formalizados até o início de abril, numa nova reunião com a Asfoc. No entanto, deixou claro que o governo trabalha com um orçamento muito apertado e que a ordem principal é enxugar gastos.

“O pior cenário é quando não se tem respostas, mas assumo aqui o compromisso por um diálogo permanente. Vejo como principal ponto a questão do concurso, já que o prazo está por terminar. E o certo, é o certo”.

A vice-presidente da Asfoc, Mychelle Alves, enfatizou também que a questão é ainda mais urgente e necessária, por conta de um grande número de servidores da Fiocruz que está em vias de se aposentar.

Um Grupão (reunião ampliada de diretoria) para dar mais detalhes e tirar dúvidas - sobre a pauta e a audiência com o governo - está convocado para o próximo dia 21, às 13h30, na sede da Asfoc-SN. Compareça!

Reforma da Previdência e Brumadinho - Mais cedo, os diretores da Asfoc também estiveram em duas importantes agendas no Congresso Nacional: audiência no Plenário principal que discutiu a abertura de uma CPI sobre o caso de Brumadinho e na sessão que relançou a Frente Parlamentar contra a Reforma da Previdência.

 
Na primeira, os diretores distribuíram aos parlamentares a nota do Sindicato “Lucro acima de tudo e lama acima de todos. O caso da barragem de Brumadinho”, divulgada publicamente em 29 de janeiro. Na segunda, a Asfoc divulgou a convocação para os atos que acontecerão em todos os estados, em 20 de fevereiro: Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Previdência Pública, organizado pelas Centrais Sindicais.
 

AGENDA ASFOC

14/02 - Debate sobre Brumadinho “Virando a Vale do Avesso” (Rádio Mundial FM, às 18h)

15/02 - Escolha do Samba-Enredo do Discípulos (campo de futebol, às 18h)

16 e 17/02 – Reuniões ampliadas com as Regionais da Asfoc e o Fonasefe (Brasília)

19/02 – Lançamento do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas (São Paulo)

20/02 – Dia Nacional em Defesa da Previdência Pública e contra o fim da Aposentadoria (Assembleia Nacional em São Paulo e atos nos estados)

21/02 – Grupão Asfoc (Sede do Sindicato, às 13h30)              

Clique aqui para ver as fotos do dia!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720