Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN repudia descumprimento do acordo e cobra valorização dos serviços e servidores públicos

24/01/2018

A Asfoc-SN protocolou hoje (24/01) ofício no Ministério do Planejamento repudiando o descumprimento do acordo assinado em 2015 pelo Sindicato, Presidência da Fiocruz e o governo. No documento, a Asfoc-SN exige a conclusão da regulamentação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA) e o direito de acesso aos trabalhadores que cumprirem os requisitos.

Em contato por telefone com a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público (Segrt) do Ministério do Planejamento, o presidente Paulo Garrido também cobrou respostas à pauta de reivindicações dos trabalhadores da Fiocruz. A Segrt se comprometeu a dar uma resposta ainda esta semana.

“Vamos discutir com os trabalhadores da Fiocruz e traçar estratégias eficientes de enfrentamento, sempre na valorização dos servidores e na melhoria dos serviços públicos para a população”, afirmou Paulinho, acrescentando que estas questões também serão pautadas na Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Brasília.  

No ofício, o Sindicato também formalizou outras pendências da pauta, como: a reposição das perdas inflacionárias não previstas em 2018; a regulamentação do decreto que regulamenta a licença sabática (pronto para publicação há mais de 2 anos); a atualização da cesta de benefícios (alimentação, per capita saúde, auxílio creche); e a chamada dos candidatos aprovados em concurso – acesse aqui o documento.

Rio contra a Previdência - O Movimento “Rio contra a Reforma da Previdência”, integrado pela Asfoc-SN, continua o trabalho de abordagem aos parlamentares do Rio de Janeiro nos gabinetes para sensibilização contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287. Hoje (24/01), o presidente Paulo Garrido e vários integrantes do Movimento estiveram com o deputado federal Alexandre Vale (PR). O parlamentar garantiu que toda a bancada do Partido da República votará contra a Reforma da Previdência.

Na sexta-feira passada (19/01), a deputada Laura Carneiro (PMDB) também declarou ser contra a Proposta, em reunião realizada na sede do Sindicato. “O texto atual da Reforma da Previdência continua com maldades graves”, afirmou. Ela ainda se comprometeu com o Movimento a abrir um canal de diálogo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, caso o texto seja modificado pelo governo. “Se mudar o texto, a gente discute de novo”, disse.

No encontro, foi destacada a importância de aprofundar questões centrais, como a inexistência de déficit na Previdência, auditoria da dívida pública, reforma tributária, defesa da paridade, entre outros pontos.

Na próxima segunda-feira (29/01), o Movimento “Rio contra a Reforma da Previdência” terá nova agenda, desta vez com o deputado Hugo Leal (PSB).

Dia dos Aposentados – Em comemoração ao Dia dos Aposentados (24/01), a Asfoc-SN promoveu hoje, na sede do Sindicato, um encontro com aqueles que ajudaram a tornar a Fiocruz referência na Saúde pública, Ciência e Tecnologia. A vice-presidente Mychelle Alves reiterou o compromisso da Asfoc-SN com os aposentados e de manter a força-tarefa contra a Reforma da Previdência.

“Reafirmamos o compromisso que temos com todos vocês e nossa luta pela defesa da paridade. Seguimos incansáveis pressionando o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, em relação aos reajustes. Infelizmente, esse governo quer jogar a crise na nossa conta, principalmente na dos servidores públicos. Não somos privilegiados! O Sindicato segue em força-tarefa contra a Reforma da Previdência, o desmonte do Estado e em defesa dos direitos dos trabalhadores, aposentados e da população”.

O assessor jurídico do Sindicato, Fábio Kruger, alertou para a tentativa de golpe nos servidores da Fiocruz na Ação do Dissídio Coletivo de 1990. “Não forneçam seus dados bancários, números de terceiros ou qualquer outra informação pessoal. Toda e qualquer informação sobre as ações do Sindicato só ocorrem por comunicação individual ao associado por parte da Asfoc ou do escritório de advocacia responsável pela ação”, frisou.

Participaram também do encontro os diretores Bruno Amorim (Esportes), João Carlos de Freitas (Social e de Cultura) e Sônia Pinho – clique aqui para ver algumas fotos.

Discípulos de Oswaldo - O Bloco Discípulos de Oswaldo já tem samba para o Carnaval 2018. A escolha da música foi feita na final do Concurso de Samba-Enredo por uma comissão julgadora, no sábado (20/01), no campo de futebol. Os autores do samba (“Fiocruz, Patrimônio do Povo Brasileiro, Cidadela em Defesa do SUS, da Ciência e da Tecnologia”) são: Pedro Jonathas (servidor aposentado da Fiocruz), Raphael Pinheiro, Renato TouzPin, Fabiano Touzdjian, Thayná Ferraz, Celso Bastos, Luiz Pião, Ney Sete-Cordas e Gabu do Cavaco – clique aqui para ler.

Durante o evento, a presidente da comissão julgadora, Anna Beatriz Almeida, a Bela, e os compositores dos sambas fizeram diversas falas a favor de uma saúde pública de qualidade e para toda a população - Fábio Monteiro, representando os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), cantou, inclusive, uma música em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Bloco vai desfilar no dia 7 de fevereiro pelas ruas do Amorim, comunidade vizinha à Fiocruz. Antes disso, ainda haverá dois eventos: um Ensaio, na próxima sexta-feira (26/01), na sede do Sindicato, e o Ensaio Geral, em 2 de fevereiro, no Amorim. O tema de Carnaval foi enviado em consulta pública pelo trabalhador Carlos Fidelis Ponte, da Casa de Oswaldo Cruz (COC).

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720