Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN promove Seminário sobre Pacote Fiscal do Governo

10/12/2019

A Asfoc-SN promoveu, ontem (09/12), o seminário “Pacote Fiscal do Governo Bolsonaro: impactos sobre os serviços e os servidores públicos". O evento, que ocorreu no salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), teve como palestrante o economista e doutor em Sociologia Bruno Moretti. (Veja a apresentação aqui).

Entre os principais pontos de discussão, a PEC do teto de gastos, planos para a redução salarial no serviço público e o congelamento de investimentos em Saúde e Educação.

Moretti criticou os indicadores fiscais utilizados pelo governo. “Vendem a ideia de que o país está quebrado, criando uma realidade para mercantilizar o serviço público. Regras fiscais como o teto de gastos reduzem investimentos e gastos sociais, fazendo a manutenção da crise”, explicou.

Durante o seminário, o presidente da Asfoc, Paulo Garrido, falou sobre a tramitação da Reforma Administrativa (PECs 186, 187 e 188), e alertou para a aprovação de outras emendas em paralelo.  

“Por exemplo, a PEC 438/18 já foi aprovada para tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Há uma contradição, pois o governo afirma que a Reforma só será colocada em votação no ano que vem, mas, simultaneamente, aprova a tramitação de outras medidas com impactos administrativos”.

Paulinho explicou que a PEC 438/18, referente à regra de ouro, institui um plano de revisão das despesas - permitindo redução de salário, de jornada e demissões no serviço público.

O diretor da Asfoc e também mediador do debate, Carlos Fidelis Ponte, fez duras críticas à política econômica do governo chamada de “AI 5 econômico” pelo debatedor. “Não é só uma ameaça ao serviço público, trata-se de uma ameaça frente ao futuro do país. É um dreno para beneficiar o rentismo”.

O evento foi gravado, em breve, a Asfoc disponibilizará o seu conteúdo na íntegra. Clique aqui para ver as fotos do seminário.

11ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes – Asfoc também participou, nesta segunda-feira (09/12), de um Ato político na abertura da 11ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes. O Ato aconteceu no Largo da Carioca, no Centro do Rio e abordou questões como: direitos humanos, autoritarismo, Reforma Agrária.

O presidente da Asfoc, Paulo Garrido, ressaltou a importância da feira como espaço de resistência política.

“Temos orgulho de estar aqui e de representar o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz. A 11ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes é muito importante como espaço de enfrentamento da situação política atual. Trata-se de uma luta contra a violência e a miséria, duas mazelas sociais que são o resultado de um capitalismo cada vez mais selvagem, onde impera a ganância e a desigualdade. Viva os militantes que lutam pela Reforma Agrária! ”, exaltou.

A programação completa da 11ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes foi divulgada nas redes da Asfoc (confira através do link https://bit.ly/2P7oPe3), as atividades começaram ontem e vão até a quarta-feira (11/12) com uma roda de conversa sobre agrotóxicos.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720