Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN promove live com a presidente da Fiocruz

23/12/2020

A Asfoc-SN recebeu ontem (22/12) a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, na penúltima live do ano, “Fiocruz: Contexto 2020 e Perspectivas 2021”. Na ocasião, ela informou que a Fundação Oswaldo Cruz tem a previsão de entregar 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 na semana de 8 a 12 de fevereiro.

De acordo com Nísia, nas semanas seguintes poderão ser entregues cerca de 700 mil doses diárias de vacina para o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A meta de produção da vacina pela Fiocruz é de 210 milhões de doses em 2021.

“Isso é parte da nossa história de 120 anos, é parte do Sistema Único de Saúde, porque teremos a incorporação plena dessa tecnologia e a produção será inteiramente nacional a partir de agosto do ano que vem, com todas as suas etapas feitas em Biomanguinhos, que é uma grande satisfação”, ressaltou.

Respondendo a diversas perguntas dos internautas, Nísia explicou os motivos que levaram o país a optar pela vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Segundo ela, a escolha foi feita a partir de uma prospecção para produção.

“Essa plataforma é muito promissora. Além da Covid, já há desenvolvimento para outras doenças. É uma plataforma de futuro e muito importante para que o Brasil detenha essa tecnologia. Temos que pensar na Covid, mas também na saúde pública no futuro das vacinas”, frisou.

Nísia acrescentou que para a vacina ser sustentada pelo sistema de saúde, determinadas condições são importantes, como distribuição, conservação e incorporação de tecnologia. A vacina que a Fiocruz produzirá cumpre exatamente estas questões. “Ou seja, será sustentável. Serão produzidas quantas vacinas forem necessárias para imunizar a população”, revelou.

Durante o evento digital, a vice-presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, leu uma mensagem de fim de ano da Diretoria Executiva Nacional.

“A Asfoc-SN deseja a todos um Natal e um Fim de Ano de muita paz e saúde. Se ainda não podemos nos abraçar, que emanemos luz, empatia e boas energias ao próximo e familiares. Esperança de que em 2021 tenhamos mais fraternidade e respeito às diferenças. Que todos tenham direito a uma vida digna e a uma sociedade harmônica, igualitária e justa. Que o desenvolvimento seja inclusivo, soberano e sustentável. Que a democracia, a ciência e a cultura triunfem sobre o totalitarismo, a barbárie e os preconceitos de todos os tipos. Que a linha de frente seja valorizada. A pandemia neste ano nos gerou medos e incertezas, mas também fez nos aproximarmos de laços de solidariedade, afeto, empatia e respeito. Foram-se os abraços, os toques e os carinhos, mas chegaram as conexões virtuais, através de suas redes com diversos sentimentos. Que em 2021 continuemos a espalhar solidariedade e esperança como um ato de amor e que a união esteja cada vez mais presente em defesa do SUS e da Fiocruz”.

O presidente do Sindicato, Paulo Garrido, convidou todos para participarem da posse simbólica da Diretoria Executiva, Coordenações Regionais e Conselho Fiscal da Asfoc-SN. O evento ocorrerá no próximo domingo (27/12), das 17h às 20h, ao vivo pelas redes sociais (facebook.com/asfocsn e youtube.com/asfocsn). Na ocasião será realizado um ato ecumênico e apresentações da oficina de percussão Batuca Oswaldo, Coral Fiocruz e Pratas da Casa.

Paulinho encerrou a fala lembrando que a Asfoc promoverá a última live do ano (“Cenários da Saúde Pública e 2021”), na próxima terça-feira (29/12), às 19 horas, com o pesquisador da Fiocruz e o futuro secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

Acesse o link e assista ao evento digital na íntegra: https://www.facebook.com/asfocsn/videos/312488333341320/

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720