Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN participa do Fórum Social das Resistências

17/01/2020

A Asfoc-SN participará na próxima semana (21 a 25 de janeiro) do 2º Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre. Na programação do evento, destaque para a marcha pela vida e liberdade religiosa (ato de abertura); as assembleias de convergência (trabalho, Saúde, Seguridade Social e Previdência); a Plenária Nacional de Saúde; o lançamento da revista “Saúde em Debate”; e as mesas de debate sobre democracia e dos direitos dos povos, territórios, movimento sociais e bens comuns.

O presidente do Sindicato, Paulo Garrido, que participou das reuniões da coordenação nacional da Jornada de Luta em Saúde, destaca o Fórum Social das Resistências como importante nas articulações dos movimentos, ações e iniciativas de resistência no Brasil e na América Latina. “Participaremos das agendas organizadas pelo Conselho Nacional de Saúde, Cebes, Movimento pela Saúde dos Povos, da Marcha Mundial das Mulheres, dentre outros”.

A vice-presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, frisa sobre a importância do lema do Fórum Social das Resistências: “Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta”. “Participar das atividades deste evento é fortalecer a luta das mulheres por diversidade, igualdade de direitos humanos, por um estado laico e democrático”.

Fonasefe - Em nova reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) na quarta-feira (15/01), em Brasília, o Fonasefe reforçou o calendário de lutas nos meses de janeiro e fevereiro para enfrentar a agenda neoliberal do governo Federal. Em 24 de janeiro, foi indicado que os fóruns estaduais organizem atos nos estados em defesa do serviço e dos servidores públicos, e da Previdência pública - denunciando as perdas decorrentes da reforma.

O Fonasefe também vai elaborar um texto sobre os impactos da Reforma da Previdência nas diferentes áreas dos servidores públicos federais, como Saúde e Educação. No dia 12 de fevereiro, o Fórum vai realizar um ato em defesa do serviço público junto com as Centrais Sindicais, no Congresso Nacional; lançar a Campanha Salarial 2020, protocolar a pauta e solicitar audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Dentre os itens da pauta de reivindicações estão a recomposição das perdas salariais e o aumento da coparticipação do governo em planos de saúde.

Confira o calendário de atividades:

21/01 a 25/01 – Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre

24/01 – Atos nos estados em defesa do serviço e dos servidores públicos, e da Previdência pública

24/01 - Mobilização do Dia Nacional do Aposentado

11/02 - Reunião Ampliada do Fonasefe para aprovação do texto final e lançamento da Campanha Salarial de 2020, a ser protocolada no Ministério da Economia, Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e Ministério Público Federal

12/02 - Ato organizado pelo Fórum em Defesa dos Serviços Públicos junto com as Centrais Sindicais, no auditório Nereu Ramos, em Brasília

08/03 - Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora

18/03 - Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, Estatais, Emprego e Salário, Soberania, Defesa da Amazônia, Agricultura Familiar: mobilizações, protestos e greves. Reativar os Fóruns Estaduais das entidades sindicais do setor público

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720