Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN participa de Aula Inaugural da Fiocruz e de agendas alusivas ao Dia Mundial da Saúde

08/04/2021
A Asfoc-SN cumpriu intensa agenda nesse 7 de abril, Dia Mundial da Saúde. Logo cedo, o Sindicato divulgou manifesto à população brasileira.
Ainda na parte da manhã, a presidente da Asfoc, Mychelle Alves, participou da Aula Inaugural da Fiocruz. Ela ressaltou que a Instituição é reconhecida não apenas pela excelência no Ensino de Pós-Graduação como também na formação técnica de profissionais para a área da saúde (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-EPSJV).
A presidente do Sindicato, no entanto, trouxe à reflexão o cenário atual da Educação brasileira como um todo. “A Pandemia fechou as portas das instituições de ensino e jogou professores e alunos numa nova realidade (aulas remotas). Segundos dados da Unicef, 4,8 milhões de jovens entre 9 a 17 anos, ou seja, 17% do universo brasileiro, não têm acesso a internet. O que vemos atualmente é uma desigualdade social enorme e uma evasão escolar muito crítica".
Mychelle falou que a Asfoc luta pela a ampliação do Orçamento para Ensino e Pesquisa (Ciência e Tecnologia) e lembrou uma importante conquista do movimento sindical este ano: a derrubada do veto presidencial ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Após a Aula Inaugural, que teve a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, Mychelle participou de Ato em frente ao Hospital do Andaraí: Contra a Privatização da Saúde, em defesa do SUS e por Vacina para Todxs!
No fim do dia, a presidente da Asfoc ainda participou do debate “O Desmonte do Estado e os impactos na Saúde Pública’, organizado pela CUT/SC. O evento foi retransmitido ao vivo pela página do Sindicato no Facebook.
Asfoc-SN constrói agendas para o mês de Abril
Representando a Asfoc-SN nas agendas de diversos Fóruns e Frentes que o Sindicato integra (Fonasefe, Frentes parlamentares, Frente Brasil Popular, Povo sem Medo, Coalizão Direitos Valem Mais, movimentos sociais e populares), o vice-presidente, Paulo Garrido, tem participado efetivamente das construções das lutas contra a Reforma Administrativa (PEC 32/20) e outros ataques ao serviço público, vacinação para todos, lockdown nacional com auxílio emergencial de no mínimo R$ 600 e das mobilizações alusivas ao Dia Mundial da Saúde, que serão realizadas durante todo o mês de abril, em todos os Estados.
Paulinho também enviou o manifesto divulgado hoje pela Asfoc à bancada parlamentar do Congresso Nacional – acesse em bit.ly/3dKbbZr.
CALENDÁRIO
09/04 – 07hs às 09hs: Ato em defesa do SUS e da vida e em solidariedade aos profissionais da Saúde
Fiocruz - Rio de Janeiro
19/04 – Dia dos povos indígenas - Indicativo de Assembleia Geral da Asfoc

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720