Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN participa de audiência pública sobre direitos e cidadania na Alerj

14/06/2022

O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) participou ontem (13/06) da audiência pública “Pelo olhar da favela: violação de direitos básicos, falta de direitos e cidadania”, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Representando o Sindicato, a presidente Mychelle Alves em seu discurso no Plenário, transmitido pela TV Alerj, lembrou sobre o caso do servidor público da Funai Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos há mais de uma semana na região do Vale do Javari, no Amazonas. “Não podemos permitir que a barbárie vença”, ressaltou.

Mychelle reafirmou também na ocasião o comprometimento do Sindicato com a saúde e a cidadania, “porque a violência atinge, principalmente, a população preta e pobre no entorno da Fiocruz” – como Jacarezinho e Cidade de Deus, próximas à Fundação.

Segundo ela, a atuação da Asfoc é sempre pelo fortalecimento dos coletivos, com o objetivo de trabalhar em prol da cidadania e da vida. ”Nós, enquanto trabalhadores da Fiocruz, lutamos pela vida”.

A presidente do Sindicato acrescentou ainda que as políticas públicas devem ser construídas pela e para a população preta e pobre. “Não há como fazer política de segurança pública que não seja construída pela população. Precisa de educação, saúde, cidadania, saneamento básico”, afirmou Mychelle, lembrando que o Brasil voltou a aparecer no mapa da fome.

“Precisamos pautar a violência, mas também o direito à vida, à saúde, ao esporte, à cultura e ao lazer. Isso também perpassa pelo direito à vida. Estamos na luta contra a violência e temos que garantir os direitos humanos”, destacou.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720