Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN não dá trégua! Em dia de greve e manifestações, governo suspende Reforma da Previdência

20/02/2018

Em dia de paralisação na Fiocruz, manifestações pelo país e lançamento da Campanha Salarial 2018, o movimento dos trabalhadores conquistou uma importante vitória: a suspensão da tramitação da Reforma da Previdência. Com a pressão e mobilização do movimento, o governo decidiu na noite de ontem (19/02) retirar da pauta a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016. 

Desde cedo, os trabalhadores da Fiocruz foram às ruas se manifestar contra a Reforma da Previdência. Junto ao Movimento Unificado, a Asfoc participou de diversas ações nos aeroportos (Santos Dumont, Galeão e Juscelino Kubitschek) e atos nos estados (Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Rondônia).

Em Brasília, após pressão dos trabalhadores e a interlocução direta do presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, os servidores públicos federais também conseguiram entregar nas mãos do coordenador Geral de Negociação Sindical no Serviço Público do Ministério do Planejamento, José Borges de Carvalho Filho, o documento que oficializa o lançamento da Campanha Salarial Unificada 2018 – clique aqui.

O representante do governo, que desceu para falar com os dirigentes sindicais na porta do Ministério, se comprometeu a marcar uma reunião com a categoria para iniciar as discussões sobre a pauta protocolada oficialmente na secretaria do Planejamento. Ele ficou de confirmar a data do encontro ainda nesta terça-feira (20/02).

Em relação à pauta específica dos trabalhadores da Fiocruz, Borges confirmou que o governo vai marcar em breve uma reunião para apresentar uma proposta de regulamentação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA).

No Rio de Janeiro, os trabalhadores usaram faixas e cartazes para protestar contra a Reforma da Previdência em frente ao aeroporto Santos Dumont, enquanto no Galeão a manifestação foi na área de embarque – pela manhã, ainda houve ações em frente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Pela tarde, ato na Candelária e marcha pela Avenida Rio Branco.

“Não iremos nos calar! Isso é prova da nossa manifestação.  Estamos desde cedo nos aeroportos e nas ruas contra esse desgoverno. A Asfoc também está em Brasília, na luta pela revogação da Reforma Trabalhista e da Emenda Constitucional 95, porque não podemos permitir teto de gastos para Saúde e Educação”, afirmou a vice-presidente do Sindicato, Mychelle Alves.

Na madrugada desta terça-feira (20/02), a Câmara dos Deputados aprovou o decreto 9.288/2018, que autoriza a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. O texto foi aprovado por 340 votos a 72 (além de uma abstenção) e segue agora para a análise do Senado - para a aprovação de qualquer PEC é impositivo a suspensão da intervenção. A Asfoc realizará debates sobre o tema com os trabalhadores.

O Sindicato segue em Brasília em mobilização permanente no Congresso Nacional e participa hoje de nova reunião dos fóruns Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), para avaliar as ações realizadas no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência e discutir novas estratégias para a Campanha Unificada da categoria.

FioSaúde – O Sindicato convoca os trabalhadores para Grupão amanhã (21/02), às 14h30, na sede da Asfoc. Pauta: questões referentes a judicialização dos aumentos dos custeios/mensalidades dos planos de saúde coletivos de autogestão. Participação da Assessoria Jurídica do Sindicato.

Clique aqui para ver fotos das manifestações pelo país!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720