Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN entrega carta dos trabalhadores de Far a líderes de partido

02/12/2019

 

A Asfoc-SN entregou na última sexta-feira (29/11) carta aberta dos trabalhadores de Farmanguinhos - referente à questão da violência na região - à liderança do Partido Social Cristão (PSC), partido do governador Wilson Witzel, na Câmara dos Deputados. O documento, entregue pelo presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e o diretor Carlos Fidelis Ponte, foi encaminhado ao líder do partido André Ferreira (PSC-PE) e ao vice-líder, deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ).

A assessoria do deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) também entrou em contato no mesmo dia e avisou que publicará uma nota sobre a violência nos arredores da Fiocruz. Disse ainda que, no início desta semana, o parlamentar vai se reunir com a deputada Renata Souza (PSOL-RJ) para articular a convocação de uma audiência pública com o governador Wilson Witzel (PSC-RJ) na Alerj. Confira a carta no link: https://bit.ly/2R3bwNm.

Seminário Desmonte do Estado – No mesmo dia, a Asfoc-SN participou do Seminário “Desmonte do Estado e subdesenvolvimento: O que nos aguarda? Como resistir e superar a crise brasileira?”, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. Organizado pela Articulação de Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca), o evento teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os efeitos da Reforma Administrativa e das privatizações de empresas estatais planejadas pelo governo Bolsonaro.

Paulinho e Fidelis integraram a Mesa “Produção e Análise de Informações Cruciais no Brasil”, ao lado de dirigentes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística (Assibge-SN) e Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Afipea-Sindical).

Paulo Garrido afirmou que “o Sindicato propôs uma pesquisa articulada com instituições de pesquisa e universidades para revelar os impactos das reformas Trabalhista, Previdenciária, Administrativa e Propostas de Emenda Constitucional que tramitam no Congresso Nacional na saúde do trabalhador”.

Os dirigentes da Asfoc abordaram também o papel da Fiocruz na perspectiva do Sindicato. “É importante unificar o trabalho parlamentar de todas as entidades nas duas Casas do Congresso Nacional, nas assembleias estaduais e nas câmaras municipais de forma a potencializar as posições em defesa dos serviços públicos, das empresas públicas e estatais, do Brasil e dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse Carlos Fidelis Ponte.

21º Café Positivo do INI - Ainda na sexta-feira, o Sindicato apoiou e participou do 21º Café Positivo, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) - o evento marcou o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em 1º de dezembro. Organizado pela Associação Lutando para Viver-Amigos do INI, com apoio da Asfoc, o café é oferecido aos pacientes e seus familiares e aos trabalhadores da Unidade no Rio de Janeiro.

O diretor de Administração e Finanças do Sindicato, Alcimar Pereira Batista, justificou a ausência do presidente Paulo Garrido em função de uma série de agendas sindicais em Brasília a semana inteira. Alcimar parabenizou os trabalhadores e trabalhadoras do INI pela luta e combate à Aids, através do atendimento, assistência, ensino e pesquisa. “A luta pela saúde da população e melhores condições de vida são nossas bandeiras”, afirmou o diretor.

Natal das Crianças – No sábado (30/11), o Sindicato ainda promoveu o tradicional Natal das Crianças, com a presença da garotada e de Papai Noel. Confira aqui as fotos do dia!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720