Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN defende democracia na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

16/10/2018

A Asfoc participou da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira (16/10), no auditório do Museu da Vida. Integrando a mesa “O Museu Nacional e seu papel na história das ciências e da saúde no Brasil”, o diretor da Asfoc-SN Carlos Fidelis Ponte ressaltou a luta da Asfoc-SN contra a barbárie e o obscurantismo no país.

“O Sindicato está em plena luta. Enfrentamos uma campanha altamente agressiva, mentirosa, com manipulações de todas as partes. Portanto, mais do que nunca, é importantíssimo afirmar a liberdade e a autonomia da Ciência. Sem isso, a gente não vai chegar a lugar nenhum. Corremos o risco de privatização de tudo aquilo que construímos, não só a Petrobras e Embraer! A privatização é também um risco grande para todos nós que trabalhamos aqui: terceirizados, bolsistas e funcionários. Não à Emenda Constitucional 95! Não à eleição de uma pessoa que diz que tem que acabar com todo ativismo!”.

Fidelis convidou os presentes ainda a participarem do debate promovido pela Asfoc, “O que está em jogo nessas eleições?”, na próxima quinta-feira (18/10) às 14 horas, na sede do Sindicato. “Somos uma instituição acadêmica e precisamos reafirmar o espaço de debate. Não existe mais argumento e, sim, disputa de plateia. Por isso, vamos fazer um debate com o jornalista Luís Nassif para discutir o que está em jogo nessas eleições”.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, também comentou sobre a importância da defesa da democracia. “Precisamos estar sempre juntos e enaltecer o espaço público de debates e da união”.

Após a conclusão das falas, foi exibido um vídeo mostrando a importância da Fiocruz como local de produção de conhecimento e Saúde para o Brasil.

Estiveram na mesa também: Manoel Barral, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; Richalls Martins, representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG); Cristiana Sereja, vice-diretora do Museu Nacional; Roberto Leher, reitor da UFRJ; Paulo Elian, diretor da Casa de Oswaldo Cruz, e Alessandro Batista, chefe de departamento do Museu da Vida.

Após o evento, o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, assim como a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, visitou os stands localizados ao lado do Museu da Vida.

SEMANA DA EDUCAÇÃO - A vice-presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, participou da Mesa de abertura em homenagem ao Dia do Mestre, da entrega do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses e da Medalha Virgínia Schall de Mérito Educacional, ontem (15/10), na Tenda da Ciência.

Em sua fala durante a Semana da Educação na Fiocruz, Mychelle saudou os professores pela data. “Parabéns a todos os guerreiros! Nós vivemos hoje o desmonte da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, e essa premiação é a prova de que acreditamos em todas estas áreas e na Saúde pública”.

Para destacar a importância da Educação, a vice do Sindicato citou uma frase do ex-presidente da África do Sul e um dos mais importantes líderes mundiais, o Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela. “A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, disse, emocionada, Mychelle.

 

Fotos: Alessandra Castro

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720