Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc-SN atualiza pauta, cobra pendências e elenca prioridades na última Mesa de Negociação Interna com a Presidência da Fiocruz em 2020

22/12/2020

Na última reunião da Mesa de Negociação Interna com a Presidência da Fiocruz no ano, a Asfoc-SN tratou  de diversos assuntos de interesse dos trabalhadores, nesta terça-feira (22/12): FioSaúde; Plano de Convivência com a Covid-19 na Fiocruz e segurança dos trabalhadores na pandemia; passarela interligando o campus de Manguinhos à Expansão; criação de espaços de lazer, socioculturais e esportivos; transferência dos quiosques do antigo campo de futebol; e contrato de manutenção/limpeza nos espaços da Asfoc em Farmanguinhos.

Em relação ao plano de saúde, foi pactuada a necessidade de um grande debate sobre o sistema de governança do FioSaúde e a revisão do modelo para atender aos anseios dos trabalhadores.

No tocante aos espaços de lazer, socioculturais e esportivos, a direção da Fiocruz solicitou que o Sindicato indique uma interlocução para abrir as discussões e traçar um plano de necessidades. Ficou acordado também entre as partes que os quiosques situados no antigo campo de futebol serão transferidos para a Ensp, no local conhecido popularmente como “Verdinho”, garantindo melhores condições e ambientes de trabalho, saneamento, higiene e identidade Asfoc/Fiocruz.

Sobre a passarela, o assunto será retomado com a nova gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro a partir de articulação da Fiocruz.

Em relação ao Plano de Convivência da Covid-19 na Fiocruz, haverá reunião com interlocutores das Unidades em janeiro para discutir os impasses nesta questão. As decisões serão centralizadas e não há nenhuma decisão de retorno presencial indiscriminado em curso. Sobre a segurança dos trabalhadores terceirizados (obras) no campus da Fiocruz, a direção da Instituição vai reforçar junto à fiscalização dos contratos e às empresas sobre a necessidade do uso de EPIs (máscara). Além disso, haverá visitas agendadas aos locais de trabalho pelas equipes de saúde do trabalhador para verificar as condições destes ambientes.

Também foram pautadas questões de infraestrutura e serviços, como a manutenção e limpeza dos espaços da Asfoc nos campi, como por exemplo em Farmanguinhos.  A Presidência vê com boas perspectivas a solução dos atuais problemas e impasses.

Participaram da reunião virtual: Paulo Garrido (presidente da Asfoc), Mychelle Alves (vice), Luciana Lindenmeyer (Secretaria Geral), Carlos Fidelis Ponte (Administração e Finanças), Bruno Amorim (Esportes) e Sônia Pinho; os assessores Fabio Kruger (Jurídico) Edmere do Amaral (Administração), além de Lúcia Helena da Silva e Patrícia Condé – integrantes da próxima gestão do Sindicato (mandato 2021-2023). Mario Moreira (vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional), Juliano Lima (assessor da VPGDI) e Andrea da Luz Carvalho (coordenadora Geral da Cogepe) foram os representantes da Fiocruz na Mesa de Negociação.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720