Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc se mobiliza contra Emenda Constitucional 95

06/04/2018

A Asfoc-SN participou de ato nesta quinta-feira (05/04), em Brasília, contra a Emenda Constitucional 95 que congela investimentos nas áreas de Saúde e Educação por 20 anos. A manifestação saiu do Ministério da Saúde e foi até o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi entregue um abaixo-assinado, com cerca de 70 mil assinaturas, contrário à medida do governo – a ação de recolhimento dessas começou em 2017 e contou com o apoio efetivo da Asfoc desde o seu início.

A luta pela revogação da EC 95 foi amplamente discutida durante o III Fórum Nacional da Diretoria Executiva e Coordenações Regionais da Asfoc-SN, que aconteceu essa semana em Recife. No encontro, os participantes apontaram como fundamental a derrubada dessa Emenda Constitucional.

 

Ao longo de dois dias, os diretores da Executiva Nacional e os representantes das Regionais da Amazônia, Bahia, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal e escritórios do Mato Grosso do Sul, Rondônia e Ceará debateram esse e outros assuntos.

Na terça, houve duas mesas (“Serviço público e o futuro da democracia: O papel dos sindicatos hoje, com foco no sindicalismo do serviço público” e “Análise de conjuntura – Fiocruz, SUS, políticas de Saúde, C&T e concepção sindical”) com a participação do presidente do Sindicato, Paulo Garrido, a coordenadora Geral de Pernambuco, Joselice Pinto, do presidente do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controles (Unacon), Rudinei Marques, e do diretor da Asfoc, Carlos Fidélis.

O evento prosseguiu à tarde com mais dois painéis: “Políticas sociais e saúde dos trabalhadores”, com a doutora em Serviço Social pela UFPE, Thereza Souza, e apresentação das ações e demandas das Regionais.

Na quarta também houve a apresentação dos assessores da Asfoc sobre as áreas administrativa, de comunicação e jurídica, além de visita ao Instituto Aggeu Magalhães (IAM). Os encaminhamentos do fórum foram discutidos no fim do dia.

A cobertura completa do evento estará na próxima edição do Jornal da Asfoc-SN.

Para acessar as imagens clique aqui.

Nota de Repúdio

Os participantes do III Fórum Nacional da Diretoria Executiva e Coordenações Regionais da Asfoc-SN, reunidos em Recife, lamentam e veem com grande preocupação a declaração do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e mais ainda pela forma como ela foi utilizada pela Rede Globo de Televisão no encerramento de seu principal telejornal (o Jornal Nacional), na noite de ontem (03/04), numa clara pressão aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgam hoje (04/04) o ex-presidente Lula.

Os dirigentes da Asfoc consideram as declarações do general uma ameaça velada à ordem democrática e uma interferência indesejável na independência e no equilíbrio entre os poderes.

Villas Bôas disse, via redes sociais, que repudia "a impunidade" e que o Exército está "atento às suas missões institucionais". A Asfoc segue atenta sempre na defesa da democracia, da garantia do Estado de Direito e do Direito Constitucional de qualquer cidadão.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720