Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc se compromete a ampliar discussão sobre balanço social

07/08/2014

A Asfoc-SN participou da oficina “Lucro Social no Setor Público: Ferramenta de Negociação e Transparência das Ações Sociais”, organizado pelo Sindicato Nacional dos Servidores de Metrologia, Normalização e Qualidade (Asmetro-SN), nos dias 4 a 6 de agosto, em Teresópolis (RJ), Região Serrana.

Representado pelo presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e pela diretora secretária geral, Luciana Lindenmeyer, os dirigentes acompanharam diversas palestras e discutiram sobre balanço social, uma ferramenta que mensura o retorno das ações desenvolvidas pelos servidores públicos em seus institutos.

Durante o evento, a Asfoc e outras entidades se comprometeram a ampliar a discussão e levar a iniciativa ao Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs). Paulinho ressaltou que a mostra de um estudo sobre balanço social tem uma dimensão política muito importante.

“Constrói argumentos fortes, se torna um instrumento sindical para cobrar ações por um Estado mais forte na área de ciência, tecnologia, saúde e educação, ampliar a mobilização e tensionar o Executivo e o Legislativo por maiores investimentos para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à população”, ressaltou Paulo Garrido, acrescentando que o debate se relaciona com a construção das teses que o Sindicato vai defender no VII Congresso Interno da Fiocruz.

Para Luciana Lindenmeyer, demonstrar o que os servidores públicos proporcionam à população ainda é um desafio. “Temos muito que avançar nesta questão e mostrar para a sociedade, de forma muito transparente e eficaz, o compromisso social da nossa instituição e o que realmente proporciona”, disse a diretora.

De acordo com o presidente da Asmetro, Sérgio Ballerini, o balanço social apresenta para a sociedade a real contribuição dos resultados efetivos da ação dos servidores públicos.

“Mostrar o balanço social vai contrapor essa imagem. O nosso objetivo é mostrar à sociedade a importância das ações desempenhadas pelos institutos, explorar a ferramenta como transparência das ações sociais”, garantiu Ballerini.

Na palestra de encerramento, Paulinho e Luciana apresentaram um estudo de balanço social sobre a Rede de Bancos de Leite Humano para o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Oscar Ascerald, e o secretário de Relações de Relações de Trabalho (SRT), Sérgio Mendonça.

“É fundamental que entidades sindicais dos servidores públicos ampliem a agenda do balanço social. Esta oficina pode contribuir para uma nova etapa, e organizar melhor o que vai ser esse sistema democrático”, afirmou o secretário, que aceitou convite da Asfoc para participar do seminário nacional sobre carreira, promovido pelo Sindicato, no dia 30 de setembro.

Questionado sobre a possibilidade do governo reavaliar o valor da cesta de benefícios, que está defasada, ainda no segundo semestre, Sérgio disse que “depende do orçamento de custeio”. “Na hipótese de continuidade deste governo, a sensação é que o tema provavelmente seja tratado”.

Sobre a perspectiva de retomada das negociações, o secretário também vinculou à sequência do atual governo. “A tendência é que o governo esteja a postos para o início de um novo ciclo de negociações em março do ano que vem”, finalizou.

Clique aqui para visualizar algumas imagens da Oficina da Asmetro.

 

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720