Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc realizou Assembleia em Farmanguinhos. Mobilização permanente continua com mais 3 Assembleias por Unidade e pressão pela data-base

25/06/2018

 

Em mobilização permanente, a Asfoc-SN realizou na última quinta-feira (21/06) Assembleia com os trabalhadores do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) de Farmanguinhos, em Jacarepaguá. Na Assembleia foram abordadas as relações entre a produção do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e a produção de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre outros pontos, o diretor Carlos Fidélis Ponte destacou a importância do poder de compra do Estado para a obtenção de contratos de transferência de tecnologia; da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico ligados às necessidades ao quadro sanitário e epidemiológico do país; além da autonomia científica e tecnológica para redução de gastos com importação e criação de postos de trabalho no Brasil.

Durante o encontro, o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e Carlos Fidélis revelaram ainda que fizeram contato com Manuela D´Ávila (PCdoB), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL) e convidaram os pré-candidatos à Presidência da República a apresentarem seus programas de governo em debates na Fiocruz. Todos demonstraram interesse em participar das discussões.

“Nossa ideia é formatar este documento, discutir amplamente e divulgá-lo para que chegue à população o programa de governo de todos os candidatos à Presidência”, ressaltou Paulinho. 

Nesta semana, a Asfoc-SN realiza mais três Assembleias por Unidade: quarta-feira (27/06), no Ceará; e quinta (28/06), no Hélio Fraga e na Mata Atlântica.

Na semana passada, repercutiu a nota de repúdio à violência na Maré produzida pelo Sindicato. O vereador Reimont Luiz (PT) leu o documento na Tribuna Vereadora Marielle Franco, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, poucas horas depois de a Asfoc-SN divulgar o texto.

Durante sua fala, Reimont afirmou a importância da luta contra a violência e o papel do Sindicato – clique aqui e veja o discurso. No mesmo dia, a plataforma digital "Jornalistas Livres" também republicou a nota de repúdio.

DATA-BASE – Ainda na quinta-feira passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para esta semana a inclusão na pauta do julgamento da ação que busca dar efetividade ao direito à revisão anual de remuneração dos servidores, conforme previsto no inciso X do artigo 37 da Constituição Federal.

Desde terça-feira (19/06), os trabalhadores fazem vigília no STF pela aprovação da data-base da categoria. Inicialmente, os ministros iriam apreciar a matéria na sessão da quarta-feira (20/06).

A Asfoc-SN, que participou do Ato conjunto em frente ao Supremo, acompanhou todas as sessões de dentro do Plenário com a presença da coordenação regional de Brasília e do assessor jurídico Fabio Kruger. A assessoria da ministra Carmem Lúcia se comprometeu a divulgar, no início desta semana, a data para a inclusão do assunto na pauta.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720