Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc realizará na próxima semana mais 4 reuniões nas Unidades

02/06/2017

 
A Asfoc realizará na próxima semana mais uma série de reuniões com os trabalhadores nas Unidades: na segunda-feira (05/06), às 14h, será a vez dos servidores da Dirac, enquanto na quarta (07/06) acontecerá no IFF. Na quinta (08/06), haverá dois encontros no mesmo dia, com os trabalhadores do CTM-Farmanguinhos, em Jacarepaguá (9h30), e do Hélio Fraga, em Curicica (14h30).
 
Esta semana, o Sindicato deu continuidade às reuniões em dois locais - na quinta (01/06), no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), e na sexta (02/06), na Casa de Oswaldo Cruz (COC). Nos dois debates, conduzidos pelo vice-presidente Paulo Garrido e pela diretora secretária Geral Luciana Lindenmeyer, os servidores avaliaram a conjuntura política, as perspectivas e tiraram dúvidas sobre os ataques aos direitos dos trabalhadores caso as reformas da Previdência e Trabalhista sejam aprovadas.
 
O Sindicato listou uma série de perdas e lembrou sobre a previsão de votação da PEC 287 (Reforma da Previdência) para os próximos dias; a existência de várias matérias na Câmara e no Senado restringindo o direito de greve; a prevalência do negociado sobre o legislado (PL 4193); a dispensa do servidor público por insuficiência de desempenho (PLP 248); a privatização de todas as empresas públicas (PL 4918); entre outros. “O ideal é derrubar essas reformas de uma forma global”, afirmou Luciana no IOC.
 
Para tentar barrá-las, Paulo Garrido convocou os trabalhadores a participarem das mobilizações nas ruas e das diversas atividades construídas pelo Sindicato, Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Centrais Sindicais e outros movimentos. “O que unifica os trabalhadores é que todos perdem direitos. É preciso que o trabalhador ocupe os espaços de mobilização para fortalecer e construir juntos as estratégias", frisou Paulinho.
 
Questionado por um trabalhador sobre a diminuição dos valores da GDACT, a Asfoc-SN informou que a redução se deu em função da queda da nota institucional, e a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) se comprometeu a soltar uma nota explicativa sobre o assunto. Outra questão levantada na reunião foi sobre a possibilidade de parcerias público privadas com a Fiocruz. O Sindicato sugeriu a criação de uma comissão no IOC para discutir o assunto e levá-lo a debate no Congresso Interno.
 
Na próxima quarta-feira (07/06), a Asfoc participará de reunião do Fonasefe, em Brasília, onde serão discutidas as próximas ações do movimento unificado.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720