Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc realiza Assembleia no Instituto Carlos Chagas, no Paraná

01/08/2018

A Diretoria Executiva Nacional da Asfoc-SN realizou ontem (01/08) uma Assembleia com os trabalhadores do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz/Paraná). O encontro contou com as presenças do coordenador regional do Sindicato, Leonardo Vila Nova Câmara, e do diretor da Unidade, Bruno Dallagiovanna.

Com um público extremamente interessado, foi debatida a pauta de lutas da Asfoc-SN e a conjuntura nacional, conferindo ênfase ao conflito entre a perspectiva neoliberal - defensora do Estado mínimo, do receituário recessivo e do entreguismo do governo Temer – e a proposta de construção de um projeto de país que tenha o bem-estar social como objetivo central do modelo de desenvolvimento a ser adotado pelo Brasil.

Entre os temas abordados esteve presente o papel do Estado como indutor de um desenvolvimentismo inclusivo, soberano e ambientalmente responsável e a necessidade de zerar a dívida social, implementar e garantir o pleno exercício e efetivo da cidadania e os gargalos que prejudicam o desenvolvimento científico e tecnológico, a geração de emprego, a industrialização e o fortalecimento do mercado interno.

Como desdobramento da reunião ficou acordado que a Asfoc-SN promoverá, em conjunto com a coordenação regional e a direção da Unidade, a realização de um seminário sobre o papel do Estado na defesa da soberania e do desenvolvimento tecnológico voltado para o atendimento das demandas sociais e do projeto de país que queremos.

O presidente do Sindicato, Paulo Garrido, afirmou que esse seminário integrará os cursos de sensibilização sobre os problemas e desafios que afetam atualmente o país e que terão como temática análise da conjuntura, questões sociais e de gênero, entre outras.

Paulinho, acompanhado dos diretores Carlos Fidélis, Alcimar Pereira Batista (Administração e Finanças) e Cláudia Stutz (Articulação Regional), convocaram os trabalhadores a participarem das atividades programadas em todos os estados para o “Dia do Basta”, em 10 de agosto. O objetivo da data, incorporada pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), é avançar na luta contra as medidas do governo Temer que geram desemprego, congelamento dos salários, sucateamento dos serviços públicos e piora as condições de trabalho, entre outros ataques.

No Rio de Janeiro, a Asfoc fará um Grupão de Mobilização às 13 horas, na sede do Sindicato. Em seguida, os trabalhadores seguirão para Ato Unificado, com concentração na Praça 15, no Centro da cidade.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720