Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc PE entrega cartilhas que ajudarão no combate à Covid-19

11/08/2020

A Asfoc Pernambuco concluiu na sexta-feira (07/08) a entrega de 400 álbuns seriados que serão usados por agentes populares de saúde no trabalho educativo nas visitas domiciliares e na abordagem de grupos em vários espaços das suas comunidades. O álbum é composto por quatro lâminas plastificadas e complementa a proposta do Caderno de Formação dos Agentes Populares de Saúde: Ajudando minha comunidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A Asfoc PE e a Asfoc Nacional apoiam o curso de formação desses agentes, que é promovido pelo Projeto Mãos Solidárias, uma iniciativa de movimentos sociais, sindicais e estudantis do campo e da cidade, junto com universidades, entre elas a Federal de Pernambuco. Com o apoio do Sindicato, o projeto também recebeu mil máscaras de pano, confeccionadas em tecido 100% algodão e com dupla camada. Também está definida a promoção do curso de formação dos agentes na modalidade de educação a distância (EaD). A capacitação deverá começar no final de outubro.

O álbum, impresso em tamanho A4, tem imagens e informações sucintas que são levadas às famílias e grupos diversos reunidos nas comunidades (estabelecimentos comerciais, ambulantes, igrejas, bares, mesas de dominó, etc). As lâminas plastificadas podem ser higienizadas com álcool 70% ou solução clorada ao longo do trabalho e assim serem manuseadas por pessoas diferentes, durante o diálogo com o agente popular de saúde sobre medidas de prevenção à Covid-19.

Lâmina 1: Quais os sintomas da Covid-19? Principais mecanismos de transmissão. Fiquei doente, e agora?

Lâmina 2: Como higienizar as mãos com água e sabonete?

Lâmina 3: Preparo de soluções de água sanitária

Lâmina 4: Como lavar suas máscaras de tecido. Erros e acertos ao usar máscara.

Para a coordenadora da Asfoc PE, Joselice Pinto, é importante a colaboração do Sindicato no combate à pandemia, pois as necessidades das populações, principalmente as periféricas, são grandes nesse momento de emergência sanitária. “Nem sempre o SUS (Sistema Único de Saúde) vai conseguir chegar em todos os lugares e em todas as comunidades. Então quando você forma de maneira adequada esses agentes populares de saúde eles se multiplicam e chegam em lugares onde provavelmente o sistema não conseguirá chegar. Instrumentaliza-los, dar a eles material didático adequado para trabalharem em segurança e com responsabilidade é muito importante. Para nós é fazer nosso papel. Levar o SUS o mais perto possível da comunidade”, afirma.

De acordo com a associada da Asfoc PE Paulette Cavalcanti, uma das coordenadoras do Mãos Solidárias, já foram formados aproximadamente 380 agentes populares de saúde e eles estão atuando em 18 municípios do estado.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720