A Asfoc esteve presente no 6º Fórum Fiocruz de Memória, realizado na manhã desta segunda-feira (05), no auditório do Museu da Vida.
Com o tema “Memória, Democracia e Participação”, o sindicato foi representado pela diretora de Administração e Finanças, Luciana Lindenmeyer (@lulinden20), que participou da mesa de abertura do evento. O evento contou com Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marcos José de Araújo Pinheiro, diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Diego Bevilaqua, coordenador da Coordenação Executiva da Política de Memória Institucional da Fiocruz e Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB-RJ).
Luciana abordou, em sua fala, sobre o papel democrático da Fiocruz, diretamente ligado à atuação da Asfoc. “O nosso sindicato é um pilar dessa gestão democrática em nossa instituição. Temos orgulho de, desde a redemocratização do país encampada por Sérgio Arouca, seguirmos participando, construindo e aprimorando o modelo democrático interno desejado por muitas instituições. Que possamos seguir ampliando a democracia nos conselhos de unidades, conselhos deliberativos e congresso interno para seguir nossa missão junto à população”, afirmou Luciana.
Ela ainda comentou sobre a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz e reafirmou a importância da instituição perante a sociedade: “Merecemos que o país valorize seus trabalhadores e trabalhadoras, abrindo espaço à sua juventude e respeitando os direitos adquiridos ao longo de toda a vida, com uma aposentadoria digna. A Fiocruz é um patrimônio do povo brasileiro e nós somos aqueles que construímos a instituição. (...) Vamos garantir serenidade e diálogo aberto com as instâncias democráticas, e seguir lutando com maturidade”, finalizou.
Acompanhe a fala de Luciana clicando aqui (link em breve).