Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc na pressão contra a Reforma Administrativa e a PEC dos Precatórios

08/11/2021

A Asfoc-SN iniciou a semana em Brasília para participar da Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e o calote dos precatórios (PEC 23/2021). De hoje (08/11) até quinta-feira (11/11), o vice-presidente do Sindicato, Paulo Garrido, representará a Asfoc em diversas agendas na capital Federal.

Paulinho participará das operativas e da comissão organizadora do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e das Centrais Sindicais, assim como tem ocorrido nas últimas oito semanas.

“A agenda agressiva do governo exige forte atuação: reforçar a atuação de servidores e servidoras no Parlamento, e o repúdio às manobras usadas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), com propósito de aprovar os projetos destrutivos que tanto almeja”, afirmou.

Com ações de ética duvidosa, Lira conseguiu votos suficientes para aprovar a PEC dos Precatórios em primeiro turno na semana passada, e pretende levar a segundo turno até quarta-feira (10/11). Se aprovada, a Proposta de Emenda Constitucional 23 estabelecerá um teto para pagamento dos precatórios e parcelamento dos valores em 10 anos.

A PEC 23, apelidada de “PEC do Calote”, inclui os pagamentos de ações - como revisões de aposentadorias, salários de servidores e dívidas da União com os estados - que demoraram anos para serem julgadas; e devem ser pagos.

A agenda prioritária do governo é finalizar a votação da PEC 23 na Casa Legislativa para retomar tramitação da Reforma Administrativa (PEC 32) até o final do ano, conforme promessa de Arthur Lira desde aprovação do texto na Comissão Especial, ainda no mês de setembro.

Para reforçar o enfrentamento aos ataques (PEC 32 e PEC 23), vamos intensificar as atividades de mobilização entre os dias 8 e 11 de novembro.  

A expectativa é que ocorra sessão deliberativa na Câmara hoje (08/11), para dar prosseguimento à votação dos destaques da PEC 23. Para isso, “é provável que o governo jogue pesado para que os parlamentares estejam em Brasília, de modo a ampliar a margem de votos para aprovação da matéria”.

A pressão nas redes sociais dos deputados e deputadas também deve ser intensificada. “Ressalto, ainda, a importância de fortalecer a luta contra a privatização dos Correios, pautada no Senado Federal para o dia 9 novembro, que também representa um grave ataque aos serviços públicos. Trabalhadores e trabalhadoras dos Correios estarão em Brasília mobilizados e é importante unificar a luta contra precarização da estatal”, finalizou Paulinho.

Programação definida até o momento:

08/11 (segunda) e 9/11 (terça) - atividades de pressão nos aeroportos dos estados, por ocasião dos deslocamentos dos parlamentares para Brasília.

09/11 (terça-feira):

Manhã - corredor de pressão aos parlamentares no aeroporto de Brasília.

Tarde (14h) – pressão no anexo 2 da Câmara dos Deputados.

10/11 (quarta) e 11/11 (quinta) - atividades junto aos parlamentares na Câmara dos Deputados (visitas aos gabinetes).

PEC 23 (Precatórios) - durante a semana, a Operativa das Centrais orienta as entidades a apoiarem e articularem iniciativas, reuniões e outras atividades para atuar contra a Proposta de Emenda à Constituição.

13/11 (sábado) – Plenária Nacional dos Servidores e Servidoras das três esferas (virtual).

Marcha contra a Fome (Frente Povo Sem Medo).

20/11 (sábado) - #FORABOLSONARORACISTA em todo o Brasil.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720