O presidente Paulinho esteve, na manhã desta terça-feira (26), na premiação da 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, realizada no auditório do Museu da Vida.
Em sua fala na abertura do evento, ele destacou a importância da integração entre democracia, saúde, educação, ciência e tecnologia e entregou alguns dos prêmios aos vencedores da edição, entre os 37 trabalhos finalistas.
Confira a fala de Paulinho no evento:
“Ao celebrar a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, renovamos nosso compromisso em conectar democracia, saúde, educação, ciência e tecnologia e compartilhar preocupações e responsabilidades que precisam tomar forma urgentemente.
Nosso planeta enfrenta crises que já desafiam a sobrevivência humana, com a saúde das populações cada vez mais ameaçada por desequilíbrios ambientais, desigualdade social e retrocessos.
Na semana passada aprendi um pouco mais, pois a Internacional dos Serviços Públicos promoveu sua 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON), com mais de 400 sindicalistas. Este encontro resultou num Programa de Ação Regional 2024-2029 para as Américas, sob o lema "O povo acima do lucro com paz, democracia e justiça social". Entre as prioridades do programa está o enfrentamento da crise climática como uma questão transversal que impacta diretamente os direitos das populações.
É imperativo que nos coloquemos na linha de frente da defesa da ciência pública e da tecnologia acessível, lembrando que as ameaças que enfrentamos não são apenas conjunturais, mas estruturais.
Há poucos dias apenas, o G20 Social lançou um grito global por inclusão e democracia. Recomendou também a valorização dos profissionais da educação, a interseção entre educação e tecnologia e engajamento entre escolas e comunidades, e defendeu a integração tecnológica, a participação da comunidade e a educação inclusiva.
Inspirados por essa agenda, reafirmamos a urgência de um modelo de desenvolvimento que priorize o bem estar humano e ambiental, para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro onde todos tenham acesso à saúde, educação e dignidade".