Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc exige cumprimento na íntegra do acordo salarial

20/07/2016

 

 

Em esforço concentrado até a sanção pelo cumprimento do acordo salarial dos trabalhadores da Fiocruz, a diretoria da Asfoc-SN participou, na manhã desta quarta-feira (20/07), de reunião na Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT) do Ministério do Planejamento.

Pelo governo interino, foi designado o secretário Augusto Akira Chyba e o assessor José Borges de Carvalho. Pela Asfoc, Justa Helena Franco (presidente), Paulo Garrido (vice), Luciana Lindenmeyer (diretora secretária Geral), Washington Mourão Luis (diretor de Legislação e Assuntos Jurídicos), Mychele Alves e Paulo Henrique da Costa Ferreira.

Durante a reunião, o Sindicato defendeu que, para o acordo salarial ser cumprido na íntegra, de fato, urge acelerar e concluir as tratativas sobre a implementação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA).

Chyba relutou em definir uma data, alegando que em encontro anterior com a direção da Fiocruz, já havia pactuado a apresentação e atualização detalhada do instrumento RRA a ser implementado.

O Sindicato não aceitou, insistiu em cobrar um cronograma, não dialogando com a possibilidade de sair da reunião sem uma resposta. Diante das ponderações e da posição da Asfoc, o secretário se comprometeu com uma nova agenda até outubro.

O Sindicato pautou ainda as bandeiras permanentes, cláusulas pétreas, como a paridade com integralidade na aposentadoria, saúde do trabalhador, condições de trabalho e concurso público - eixos também da pauta geral do conjunto do funcionalismo. E, em nome do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), cobrou resposta ao ofício enviado solicitando agenda de discussões - ainda sem resposta de Chiba.

Neste momento, Paulinho e Luciana seguem no Palácio do Planalto, Casa Civil e Secretaria de Governo em agenda pela sanção imediata do PLC 35/2016, que trata do acordo salarial dos trabalhadores da Fiocruz. A Asfoc também protocolará um ofício cobrando a sanção imediata do Projeto.

Lei da Mordaça - O Sindicato participou, ontem (19/07), da primeira reunião da Frente Nacional Escola sem Mordaça. A estruturação da Frente, a comunicação e as próximas ações de mobilização foram alguns dos assuntos discutidos. É importante que todos acessem a consulta pública do Senado, votando contra o Projeto, que, se aprovado, prevê retrocessos irreparáveis na Educação do País.

#PLEscolaSemPartido Site do Senado Federal lança enquete sobre o "Escola Sem Partido" - Está com pressa? Entre direto no link da enquete (para votar é necessário cadastrar um e-mail ou utilizar contas do Facebook e/ou Google): www.goo.gl/plScxf.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720