O presidente da Asfoc, Paulo Garrido, se encontrou com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, nesta quarta-feira (12), durante audiência pública na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, em Brasília.
Garrido entregou para a ministra a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz, presente na contraproposta apresentada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Tebet recebeu o documento em mãos e afirmou que o verá na íntegra, além de ter se comprometido a se atualizar da negociação do sindicato em conjunto com a ministra da Saúde, Nísia Trindade e a ministra do Planejamento e Orçamento, Esther Dweck.
Tebet salientou a dificuldade da recuperação e dos avanços salariais imediatos, mas que o governo vem se esforçando no reajuste linear de 9% no primeiro ano e na garantia de recomposição em 2025 e 2026, além da valorização das carreiras dos trabalhadores e trabalhadoras.
A Asfoc, no entanto, defende o reajuste ainda em 2024 para a ativa e a aposentadoria, entre outros pontos (veja a proposta completa aqui). O presidente do sindicato está percorrendo gabinetes de ministros e parlamentares na Capital Federal. Garrido esteve presente nas reuniões da Comissão de Administração e Serviço Público e da bancada do Rio na Câmara, fazendo articulações para fortalecer o apoio às demandas da categoria, presentes na contraproposta. A Executiva Nacional segue em reunião permanente pela marcação de uma nova data para reunião com o MGI.