Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc constrói Campanha de Valorização do Serviço Público

05/10/2017

 

Para enfrentar os constantes ataques do governo e aumentar o diálogo com a população sobre a política de desmonte em prática, o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) reforçará uma Campanha de Valorização do Serviço Público.

Reunido na noite desta quarta-feira (04/10), com a participação da secretária-Geral da Asfoc-SN, Luciana Lindenmeyer, na Mesa de Trabalho, o Fórum indicou a participação das entidades no Dia Nacional de Mobilização em defesa do serviço público, em 27 de outubro. A Asfoc já constrói junto ao Fórum do Rio uma série de atividades, como “serviços públicos na Praça”, com aulas públicas, microfone aberto etc.

A agenda será levada para a próxima reunião do Fonasefe e divulgada assim que for consensuada.

O Fórum discutiu ainda a importância de se reforçar também a Campanha de assinaturas contra a Emenda Constitucional 95, que estabelece o corte de investimentos nas áreas da Saúde e Educação pelos próximos 20 anos. As entidades também propuseram uma avaliação jurídica conjunta sobre o Projeto de Negociação Coletiva aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, no final do mês de setembro. Essa reunião acontecerá no dia 26 de outubro.

A Asfoc segue nesta quinta-feira (05/10) em Força-Tarefa e pressionando no Congresso Nacional contra os projetos que atacam os direitos dos trabalhadores – entre eles, o PLS 116 aprovado na CCJ ontem. Esse projeto, que ameaça a estabilidade dos servidores, ainda precisa passar por mais três comissões antes de ir a Plenário.

Apesar de ser apresentado como criação de regras para demissão por insuficiência de desempenho, o PLS 116 faz parte de um conjunto de ações a fim de destruir o serviço público, por meio do ataque aos servidores. Direitos sociais não são privilégios.

À tarde, em Brasília, Luciana participará de reunião da Frente em Defesa do SUS.

Água e soberania

A direção da Asfoc-SN também participou ontem à noite (04/10) do 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, no Centro do Rio. O evento, “Água e energia com SOBERANIA, distribuição da riqueza e controle popular!”, contou com a representação de mais de 20 países. Atualmente, são cerca de 3,5 mil atingidos apenas no Brasil. Além de trabalhadores da Fiocruz, estiveram presentes o vice-presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e o diretor de Comunicação, Gutemberg Brito.

C&T

A Asfoc-SN constrói ainda, junto a entidades de Ciência e Tecnologia, um Ato em defesa da C&T. O evento acontecerá no dia 22 de outubro, na Quinta da Boavista.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720