Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc concede Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania ao Instituto Leônidas e Maria Deane

17/09/2014

A Asfoc-SN concedeu, na última segunda-feira (15/09), o Prêmio Sergio Arouca ao Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD). A homenagem foi feita durante a abertura das comemorações dos 20 anos de fundação da Unidade e dos cem anos de nascimento do parasitologista Leônidas Deane, que dá nome ao instituto de pesquisa. Desde 2004, o Sindicato entrega o prêmio a uma entidade ou personalidade de destaque na luta por saúde e cidadania para a população.

O diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Bessa Luz, recebeu o prêmio das mãos do presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e da vice, Justa Helena Franco. “Neste prêmio é valorizada a importância de fazer Ciência pela população, para a saúde pública digna e para a cidadania”, afirmou Paulinho.

Justa Helena relembrou uma das memoráveis frases de Sergio Arouca: “A reforma sanitária brasileira não nasce de um simples processo gerencial, tecnocrático ou burocrático. Nasce da defesa de valores como a democracia direta, o controle social, a universalização de direitos, a humanização da assistência, tendo como concepção o fato de que o cidadão não é cliente, não é usuário, mas é sujeito. A reforma sanitária brasileira é um projeto civilizatório”.

Na manhã de segunda-feira, Paulinho e Justa participaram de reunião com os coordenadores Regionais de Manaus, Carlos Alberto Duarte e André Ivan de Oliveira, e do Conselho Deliberativo (CD), que também contou com a presença dos trabalhadores de Manaus, do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima. À tarde ainda houve apresentação do seminário “Leônidas Deane: Paixão pela Ciência” e abertura da exposição fotográfica “O gigante franzino: o centenário de Leônidas de Mello Deane”.

Edição Especial do Prêmio Sergio Arouca 2014 – Este ano, o Sindicato ainda homenageará: o Departamento de Saúde Coletiva/Nesc (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Pernambuco); a Ciência na Estrada (Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Bahia); o Serviço de Referência em Leishmaniose (Centro de Pesquisas René Rachou/Minas Gerais); além do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais/Napec (IFF), em datas a serem confirmadas

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720